Muito conhecida no mundo dos desenvolvedores, aconteceu a primeira Hackaton promovida pelo iMasters, no último sábado (24/10), durante o InterCon 2011, em São Paulo, e premiou quatro equipes de programadores e desenvolvedores.
Contando com a presença de mais de 50 profissionais, e trazendo pessoas de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão, além de São Paulo, o evento começou com quatro grandes desafios: Potencializar o uso do Google Maps para mapeamento de ocorrências (notícias, eventos, acontecimento) em tempo real; Usar APIs públicas de redes sociais para criação de ferramentas de métricas com base no perfil do visitante/consumidor; Criar aplicativo para monetização de sites (advertisement) utilizando a API Pública do Lomadee; e Usar APIs públicas ligadas ao e-commerce para a criação de aplicativos e experiências móveis de comércio eletrônico.
Após mais de seis horas, poucos foram os que sobreviveram à maratona de programação. A ação contou com a apresentação de 14 trabalhos para a banca composta por grandes profissionais como: Paulino Michelazzo, consultor; Rodrigo Junco, da Lomadee; Lício Fonseca, do Google Brasil; Rodrigo Almeida, da Oracle; Eduardo Zagari, da Abril Mídia; e Luis Cipriani, da Abril Mídia.
Para a banca julgadora foram apresentados dois trabalhos voltados para métricas com base no perfil do usuário, sete aplicativos focados no mapeamento de ocorrências a partir de geolocalização; e cinco aplicativos para monetização a partir do Lomadee. Já a categoria de aplicativo mobile ligadas ao e-commerce não contou com nenhum projeto, dessa forma foram premiados dois vencedores para o desafio de geolocalização.
E, ao final das apresentações foram conhecidos os quatro vencedores. No desafio de métricas o vencedor foi Mauro Pichiliani, que desenvolveu uma ferramenta de análise dinâmica de métricas para facilitar a busca de informações de programas de afiliados. Em geolocalização, o prêmio foi para a equipe formada por Igor Escobar, Jair Henrique, Thiago Caiuby, que desenvolveram um aplicativo que localiza shows dentro da cidade, e o segundo lugar ficou com Luciano Camilo, analista de risco que tem a programação como hobby, que criou um aplicativo que localiza vagas de emprego próximo ao usuário.
O prêmio mais aguardado do dia era para a aplicação baseada na Lomadee, e a equipe formada por João Batista Neto, William Bruno e Fabio Guimarães foi a vencedora, que criou o “Lomabooks”, um buscador de livros integrado ao sistema da Lomadee e ao Google Books. “Quando chegamos na Hackaton foi para nos divertir, viemos sem pretensão e acabamos ganhando o prêmio, estamos realmente felizes. A ideia de criar o Lomabooks surgiu de uma das garrafinhas de água que estava escrito ‘faça simples’. Então pensamos, o que podemos fazer simples e ter uma coisa interessante para apresentar”, comemora Neto.