17.9 C
São Paulo
14 de junho de 2024

A próxima geração de serviços financeiros em debate na FEBRABAN TECH 2024

Bancos quânticos, 5G, 6G, IoT, BoT vão acelerar a evolução e a segurança bancária.

O setor financeiro passa por transformações quânticas e a temática está na programação do FEBRABAN TECH, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que será realizado de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O tema central do evento neste ano será “A Jornada Responsável na Nova Economia de IA”.

Sob a trilha “Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros”, o painel “Bancos quânticos, o próximo salto?”, no dia 27 de junho, às 14h10, no Auditório Verde, discutirá como rapidez, segurança, conhecimento e o acesso às informações impulsionarão as próximas gerações de serviços financeiros.

Operações que demandariam horas, meses ou anos para serem processadas por computadores clássicos – mesmo os mais avançados – poderão ser feitas em minutos em computadores quânticos, abrindo um leque de novas possibilidades. No Brasil, alguns bancos já testam a tecnologia, para modelagem financeira e criptografia quântica, por exemplo.

Também no dia 27 de junho, às 15h20, no Auditório Verde, os participantes poderão conferir o painel “Banking of Things (BoT), já ouviu falar? O IoT e o 5G estão por trás”. A conversa abordará a implantação do 5G no Brasil, em que fase o país está e como seu potencial está sendo explorado.

O setor bancário está adotando a Internet das Coisas (IoT) para uma coleta eficiente de dados. Além disso, carteiras digitais habilitadas para IoT integradas em telefones celulares e smartwatches permitem que os clientes façam compras. O painel também abordará como o BoT pode oferecer soluções mais seguras e convenientes para pagamentos e transações financeiras, aprimorando a eficiência operacional dos bancos e enriquecendo a experiência do cliente. Outro ponto que será discutido: setores econômicos e os usuários estão usufruindo desses serviços possíveis com as baixas latências das comunicações 5G? O que será destaque nos próximos meses?

A evolução da inovação e a conectividade redefinem fronteiras

Com o 5G e a promessa do 6G, mundos físicos e virtuais se entrelaçam utilizando da tecnologia e inovação com a finalidade de aplicação de melhorias na rotina das pessoas: de transações ultrarrápidas a práticas do cliente aprimoradas. A plataforma IoT controla e coordena os dispositivos para oferecer a melhor experiência.

Nesta trilha, os painelistas também trarão para o debate como os dados gerados por dispositivos conectados estão impulsionando a personalização de serviços financeiros, bem como a nova fase da internet (Web3) dá seus primeiros passos no setor financeiro, por meio de blockchain, com a transformação das interações. No cenário em que o futuro se molda na intersecção do digital e do físico, os painelistas também abordarão como os bancos quânticos e o BoT prometem revolucionar o cenário financeiro e tecnológico.