A rádio é a mais ouvida no público jovem de 15 a 39 em número de ouvintes por minuto, segundo o Kantar IBOPE.
Há quatro anos, a Tropical FM iniciou um processo de Brand Marketing que envolveu uma pesquisa com ouvintes, clientes e agências de publicidade para estabelecer um novo posicionamento da marca no mercado. Com o resultado, descobriu que deveria se tornar uma rádio multiplataformas, com presença atuante também nas redes sociais, além da sua tradicional frequência no dial 103,7 FM.
Ficou definido pela pesquisa que o dial deveria passar a ser o elo complementar da transmissão da programação. A rádio, que há mais de 40 anos era dedicada às classes C, D e E, passou a ter um reposicionamento para as classes A-B-C, com ajuste na programação musical e novos programas.
Com este desafio, a emissora começou um trabalho para que se tornasse hoje uma realidade. Na reestruturação, a Tropical FM promoveu várias mudanças: novas vinhetas, programas, slogan, equipe de comunicadores, contratou um novo programador musical, marketing, diretorias, além de investimentos em seu parque de transmissão para garantir qualidade de áudio e vídeo e um maior alcance de sinal para melhor cobertura e uma experiência inovadora.
Também foi escolhida uma nova voz padrão para a emissora, o locutor Wagner Montes Filho, o Waguinho da Multiplay (voz padrão das maiores rádios do Brasil). A Tropical FM é a primeira do estado do Espírito Santo a ter a sua programação em áudio e vídeo no site e aplicativo, 24 horas.
Com o reposicionamento da rádio e a nova programação, a Tropical FM contratou a agência Prósper para realizar a divulgação em outdoors, cinemas, redes sociais e paineis de LED. Sua presença nas redes sociais e WhatsApp foi fortalecida para poder conversar com seus ouvintes e realizar grandes promoções.
“As mudanças já garantem à Tropical FM entrar na fase da consolidação da sua presença digital, acompanhada de campanhas promocionais para aumentar o engajamento dos ouvintes. Já foram sorteados Iphones, geladeiras, aparelhos de TVs, ar-condicionado, Alexa, sorteios de PIX, entre muitos outros”, revela Antário Neto, diretor da emissora.
Campanha de Ação Social
Em parceria com a Prefeitura de Cariacica, em 2024 a Tropical FM apoiou uma ação social e cultural com os moradores do município para oferecer oficinas profissionalizantes e artísticas, consultas médicas, vacinação, atualização do CadÚnico, oferta de vagas de trabalho e de estágio, corte de cabelo, entre outras ações, como uma Batalha de Rimas, com premiação em dinheiro. E teve Pula-Pula, Pipoca Algodão Doce para as crianças. Mais de 3 mil pessoas foram atendidas.
“Toda mudança vale a pena. Desde que seja com planejamento, adverte ele. “Sabendo para onde quer ir, não vira uma gestão T.I. (tive uma ideia!), quando a ação é planejada, os resultados são alcançados, com muito trabalho, é verdade, mas o sucesso é certo”, sentencia Antário Neto, diretor da Tropical FM.
O rádio tradicional apoiado por dados
Com o sucesso das iniciativas de marketing, agora a emissora busca a retomada da liderança geral, apoiadas em dados de mídias sociais, plataformas de vídeo, streaming, entre outros, o próximo passo da Tropical FM, segundo Antário Neto, é aumentar a integração dos dados da Kantar IBOPE com os dados de audiência das plataformas digitais, engajamento do WhatsApp e pesquisas com ouvintes fornecidas pela Nextdial.
“Fazemos isso semanalmente, mas agora queremos explorar mais esses dados para entender melhor o comportamento dos nossos ouvintes, visando criar novos produtos comerciais e campanhas promocionais, além de melhorar as ações já realizadas”, finaliza o radialista.
Fonte: Kantar IBOPE Media EasyMedia4 | GVI | GVI-JAN/2024 A MAR/2024 | GVI-TROPICAL FM/WEB | GVI-15/19+GVI-20/24+GVI-25/29+GVI-30/34+GVI-35/39 | 05-05 | 2a-Dom | OPM#) e Nextdial