12 de janeiro de 2026

Serviços de conectividade diferenciada ganham força, aponta Ericsson Mobility Report

Cerca de 1,4 bilhão de pessoas devem ser atendidas por banda larga FWA até o final de 2031 – 90% via 5G

As implantações de 5G Standalone (5G SA) impulsionaram um crescimento significativo em 2025 no número de provedores de serviços de comunicação (CSPs) que oferecem modelos comerciais de conectividade diferenciada baseados em network slicing do 5G SA – onde as operadoras garantem qualidade de serviço para casos de uso por meio da alocação de fatias da rede. Essa estatística faz parte do relatório detalhado, com análises e previsões, da edição de novembro de 2025 do Ericsson Mobility Report (EMR).

Mais de 90 CSPs já lançaram ou iniciaram o lançamento de redes 5G SA – um aumento de cerca de 30 provedores em relação ao mesmo período do ano passado e 20 a mais que o relatório EMR de junho de 2025.

Pesquisadores do EMR identificaram 118 casos – em 56 provedores – onde o network slicing é usado para oferecer serviços de conectividade diferenciada. Dos 118 casos, 65 avançaram além da prova de conceito e se tornaram serviços comerciais, distribuídos entre 33 provedores de serviço de comunicação (CSPs). Esses serviços são oferecidos como assinaturas ou pacotes adicionais para clientes finais ou corporativos. Vinte e uma das 65 ofertas comerciais – quase um terço – foram lançadas apenas em 2025.

“Observamos que provedores de serviços ao redor do mundo estão prontos para adotar e implantar o 5G SA para oferecer conectividade diferenciada baseada em serviços de valor, e não apenas pacotes de volume de dados”, afirma Erik Ekudden, EMR publisher e CTO da Ericsson. “Como refletido nos estudos de caso desta edição do EMR, o 5G SA já está viabilizando oportunidades de conectividade diferenciada. Vimos muitos provedores de serviço evoluírem da fase de prova de conceito para a implantação comercial em 2025, e esperamos que essa tendência continue”.

Esse período do relatório também inclui as primeiras implantações comerciais previstas do 6G. Com base nos ciclos anteriores de adoção de assinaturas de gerações móveis, os pesquisadores do EMR esperam que os primeiros lançamentos comerciais sejam impulsionados por CSPs líderes em mercados pioneiros – como EUA, Japão, Coreia do Sul, China, Índia e alguns países do Conselho de Cooperação do Golfo.

As assinaturas globais de 6G devem chegar a 180 milhões até o final de 2031, sem incluir a adoção inicial de dispositivos IoT habilitados por IA. Esse número pode aumentar significativamente caso o 6G seja lançado antes do previsto pelos ciclos anteriores.

Na Europa, o lançamento comercial do 6G deve ocorrer cerca de um ano depois em relação a outros países, devido às implantações comparativamente mais tardias do 5G SA.

Como um importante caso de uso contínuo do 5G, a banda larga móvel aprimorada deve alcançar 6,4 bilhões de assinaturas 5G até o final de 2031, representando cerca de dois terços de todas as assinaturas móveis no preríodo. Aproximadamente 4,1 bilhões dessas assinaturas – cerca de 65% – devem ser 5G SA.

Em 2025, as assinaturas 5G devem ultrapassar 2,9 bilhões até o final do ano, correspondendo a cerca de um terço de todas as assinaturas móveis atuais – um aumento de aproximadamente 600 milhões em comparação ao ano anterior.

Em termos de cobertura geográfica, 2025 registrou um aumento de 400 milhões de pessoas com acesso ao 5G. Cerca de 50% da população global fora da China continental deve ter cobertura 5G até o final de 2025.

O tráfego de dados em redes móveis cresceu 20% entre o terceiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025 – um aumento ligeiramente maior que o esperado, impulsionado pela China continental e Índia. O crescimento contínuo é previsto com uma média anual de 16% até 2031.

As redes 5G devem gerenciar 43% de todo o tráfego de dados móveis até o final de 2025 – contra 34% no mesmo período do ano passado. Os especialistas do EMR projetam um aumento desse percentual para 83% em 2031.

O Fixed Wireless Access (FWA) continua crescendo como caso de uso do 5G. O EMR de novembro de 2025 prevê que cerca de 1,4 bilhão de pessoas no mundo terão acesso à banda larga FWA até o final de 2031 – 90% via 5G.

Pesquisadores do EMR identificaram 159 provedores de serviços que atualmente oferecem serviços FWA via 5G – representando aproximadamente 65% de todos os provedores FWA. O número de provedores que oferecem tarifas baseadas em velocidade – modelo comum de monetização para banda larga fixa via fibra ou cabo – aumentou de 43% para 54% desde o EMR de novembro de 2024.

O EMR de novembro de 2025, com 36 páginas, inclui três artigos de casos de uso:

  • Singtel: 5G SA oferecendo experiências personalizadas
  • Softbank: modernizando TI corporativa com 5G
  • SailGP: aprimorando operações e experiências dos espectadores com 5G