15.8 C
São Paulo
29 de maio de 2024

Cientista de dados ganha relevância na segurança cibernética

Dyogo Junqueira (*)

O volume de dados gerados todos os dias cresce em um ritmo exponencial. São mais de 5 quintilhões de bytes de dados criados diariamente e, com isso, também ocorre o aumento do número de violações aos sistemas de dados. Quem trabalha com dados deve estar atento a esta situação: o Cientista de Dados, apoiado pela Cyber Security Data Science.

Ele é responsável pelos processos e práticas relacionados à coleta, organização, análise e interpretação dos dados, o que resulta em adotar as melhores práticas de gerenciamento, definição de processos e melhores práticas que resultarão na sua proteção contra acessos, uso e modificações não autorizados.

Para a cibersegurança, a responsabilidade do Cientista de Dados vem ganhando destaque porque é este o profissional que possui as habilidades necessárias para lidar com os dados e, por consequência, é capaz de definir as ferramentas necessárias que serão utilizadas para identificar ameaças e proteger os sistemas de dados. Estas ferramentas devem estar capacitadas para detecção e descoberta de eventos, anomalias, padrões, previsões e aplicar técnicas de aprendizado de máquina para acompanhar a evolução do comportamento das ameaças aos dados.

A Cyber Security Data Science é crucial para a segurança da TI nas empresas porque permite o uso de técnicas avançadas de análise de dados para identificar, prever e mitigar ameaças cibernéticas de forma proativa. O cientista de dados nesta área aplica algoritmos de aprendizado de máquina e estatísticas para analisar grandes volumes de dados de rede, detectando padrões anômalos ou comportamentos suspeitos. Este trabalho é fundamental para a defesa contra ataques sofisticados e em evolução, garantindo a proteção de dados sensíveis e a continuidade dos negócios.

A segurança cibernética antes da Ciência de Dados era baseada em suposições e incertezas. Ela mudou o cenário da cibersegurança quando passou a fornecer dados e insights valiosos para identificar e prevenir ataques. A colaboração entre equipes de segurança e ciência de dados é essencial para o sucesso da segurança cibernética baseada em dados.

O que vem a seguir?

A cibersegurança a partir da contribuição da ciência de dados deve estar no centro do planejamento das organizações que desejam manter seus sistemas de dados longe das ameaças cotidianas. A ciência de dados deve ser vista como recurso prioritário para mensurar, medir o risco cibernético e oferecer as informações necessárias para que os gestores de cibersegurança possam controlar e prevenir a exposição dos dados.

Para melhorar a capacidade dos alertas relacionados a eventos cibernéticos, as organizações necessitam de ferramentas avançadas com capacidade de oferecer todo o ferramental necessário para otimizar as operações de detecção e remediação da segurança cibernética.

As ferramentas tecnológicas que podem ajudar o trabalho do cientista de dados

Adotar ferramentas de gestão do acesso privilegiado a sistemas de dados possibilita controles em tempo real dos acessos e monitorar o comportamento dos usuários. Esta é uma das prioridades das organizações.

Complementa a gestão de acesso, a implementação de um cofre de senhas para criar, armazenar e gerenciar as credenciais de acesso aos sistemas de dados e vai garantir determinar os privilégios de acesso de cada usuário de todas as áreas da organização.

Os controladores de domínio possibilitam obter a auditoria, monitoramento e relatórios sobre o Active Directory, envolvendo grupos de usuários relacionados ao acesso aos sistemas e aplicações.

A partir de uma auditoria de servidores de arquivos irá garantir controle avançado dos dados nas redes corporativas, com visibilidade ilimitada de todas as alterações realizadas em arquivos e pastas, além de monitorar os acessos – tentativas e efetivados. Isso inclui as permissões de compartilhamento que, quando melhoradas, monitoram a integridade de arquivos e a descoberta dos silos de dados.

As organizações poderão criar barreiras importantes para o acesso indevido aos dados e o cientista de dados ocupa papel importante neste processo. Mas, ao passo que as empresas devem trabalhar para fortalecer sua segurança cibernética, os profissionais de dados devem se manter atualizados e com o conhecimento necessário para compreender o seu papel nas atividades relacionadas à cibersegurança.