18.7 C
São Paulo
23 de abril de 2026

Software open source habilita o provedor de internet a oferecer novos serviços baseados em nuvem

Palestra no Abrint Global Congress (AGC) irá abordar o uso do software livre na orquestração de nuvem em tema ministrado por Daniel Salvador, membro da The Apache Software Foundation.

A edição deste ano do Abrint Global Congress (AGC) contará com participação especial do Software Livre (open source) na programação do espaço de inovação do evento. O assunto tem gerado grande interesse aos provedores de internet: como o software livre habilita o provedor de internet a oferecer serviços IaaS, baseados em nuvem em suas localidades.

A palestra acontece no dia 08 de maio, às 12h05, na Plenária Técnica, e será ministrada por Daniel Salvador, líder técnico na SC Clouds, membro da The Apache Software Foundation (ASF) e membro do comitê gestor (PMC) do projeto Apache CloudStack.

Na oportunidade, os ISPs poderão saber como se beneficiar do software livre em suas estratégias de nuvem, conhecer os caminhos da adoção da tecnologia e ajudar na construção da nuvem brasileira, segundo destaca Salvador.

O especialista antecipa outro aspecto importante que abordará na atividade: o uso de tecnologias open source, como OpenStack, Apache CloudStack e Ceph auxilia os provedores de datacenter, telecom, MSP e CSP no planejamento, implantação, desenvolvimento e suporte de ambientes de cloud computing e edge computing. Com este conhecimento, será possível ao provedor de internet expandir o portfólio de serviços IaaS (Infrastructure as a Service) em suas localidades. 

“Notamos uma movimentação de muitos provedores de internet investindo na oferta de serviços de data center e nuvem privada em várias regiões brasileiras. Nosso propósito é ajudar os ISPs na construção de serviços digitais, mercado em expansão no segmento, para além do provimento de conectividade básica”, afirma Daniel Salvador.