11.4 C
São Paulo
31 de julho de 2025

ZCR conquista avaliação MPS-SW nível C

A ZCR Informática conquistou a avaliação com base no modelo MPS de Software (MPS-SW) no nível C. A placa comemorativa foi entregue durante o 9º Workshop Anual do MPS (WAMPS) por Marcos Vinícius Guimarães, representante da Secretaria de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o gerente da qualidade da ZCR, Alexandre Levy. Vale a pena ressaltar que o nível C alcançado pela ZCR é o maior já alcançado por uma empresa baiana nos dez anos de existência do programa.

Para Alexandre Levy, a maturidade, o comprometimento e a eficiência da equipe foram fundamentais para o processo: “Com uma equipe de Qualidade madura, eficiente e muito comprometida, somada a um time conciso e competente, passamos por um processo massivo e trabalhoso de implementação. É gratificante receber uma recomendação desse nível e ser mais uma vez a primeira empresa baiana a obter uma avaliação inédita na região”.

Com esta conquista, a ZCR agrega mais um ‘certificado’ no seu rol de qualidade e reafirma a sua obsessão por essas avaliações, pois recebeu recentemente a primeira ISO 27001 do Norte/Nordeste, feito já realizado com a obtenção da ISO 9001, ISO 20000 e CMMI 2.

Essas ‘certificações’ também são importantes do ponto de vista mercadológico, já que em um mercado competitivo a qualidade na entrega e na prestação dos serviços e no desenvolvimento de produtos é um diferencial para os clientes. “A importância da avaliação MPS-SW nível C para a ZCR é fundamental. É como mostrar aos seus clientes que a melhoria contínua está no DNA da empresa. O melhor não é apenas ser a empesa mais certificada da Bahia, mas ter uma satisfação interna que todos estão fazendo sua parte”, afirma Ruben Delgado, diretor-executivo da empresa.

A coordenadora da qualidade, Bárbara Carole, também ressalta a relevância da avaliação MPS. “No mercado, para destacar-se é necessário que a organização apresente diferenciais e os torne críveis. Esse é o grande papel de uma certificação”, diz.

A avaliadora líder Cristina Filipak Machado, da QualityFocus, surpreendeu-se com o nível de maturidade da companhia: “Um aspecto interessante na ZCR é o investimento em certificações, o que faz com que ela trabalhe com múltiplos modelos compartilhando recursos e obtendo o que há de melhor em cada um. A obtenção da avaliação MPS – nível C veio para coroar esse leque”, conclui.

Coordenado pela Softex, o programa mobilizador MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro é simultaneamente um movimento para a melhoria da qualidade e um modelo de qualidade de processos (Modelo MPS-SW). Para a sua realização conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN) e do SEBRAE.

O modelo MPS-SW está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 e 15504; é compatível com o modelo CMMI – Capability Maturity Model Integration; adota as melhores práticas da Engenharia de Software, além de ser adequado, tanto sob o ponto de vista técnico como de custos, à realidade das companhias nacionais de qualquer porte.