Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, houve uma considerável redução na criminalidade no Estado. O relatório do ISP compara os meses de março de 2009 e 2010 e indica queda em quatro indicadores estratégicos: os homicídios dolosos caíram 16,2% (menos 95 vítimas); houve redução de 46% nos casos de latrocínio (roubo seguido de morte), totalizando 16 no mês; os roubos de veículo diminuíram 20,4%; e o total de roubos de rua registrados caiu 10,4% (870 ocorrências a menos).
E essa mudança no cenário se deve aos investimentos com segurança, a exemplo do projeto que a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro acabou de contratar com a VAULT, empresa especializada em Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme). O projeto consiste na implementação de 15 torres de observação blindadas para a Polícia Militar que serão instaladas em pontos como Av. Brasil, Linha Amarela, Av. Das Américas, entre outros.
Com previsão para serem finalizadas dentro de 7 meses, as torres terão até 6 metros de altura e serão compostas de aço e vidro blindados com proteção Nível III, resistente a tiros de fuzil AR-15 ou AK-47. “Ainda que os números estejam mais otimistas, nunca é demais reforçar a segurança, especialmente em pontos de maior fragilidade do Rio de Janeiro. As torres serão uma garantia a mais de tranquilidade para os cariocas e, certamente, isso irá se refletir em futuras pesquisas sobre a segurança da cidade”, aposta Vinicius de Luca, diretor da VAULT.
Sobre a VAULT
A VAULT é uma empresa especializada em Engenharia para Ambientes Seguros, com atuação em duas divisões de negócios: Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme). Há quase duas décadas fabricando, distribuindo e implementando soluções integradas de segurança, a VAULT surgiu como um embrião dentro de uma empresa de engenharia voltada para execuções de projetos e estruturas metálicas no segmento de módulos habitáveis para plataformas de petróleo, containers de cargas e vagões ferroviários.
Com o aumento da violência no início dos anos 90, a empresa de engenharia decidiu criar uma empresa destinada especialmente à fabricação de portas de segurança em função da crescente demanda por estes produtos. Atualmente, a VAULT desenvolve projetos mais complexos, customizados, que preservam a integridade arquitetônica da estrutura, com proteções de ambientes inteiros para residências, condomínios, bancos, empresas e representações diplomáticas para garantir a segurança total de seus clientes.