A Vasco Data Security Inc. (Nasdaq: VDSI; www.vasco.com), empresa líder global em autenticação, assinatura digital e gerenciamento de identidade, divulgou hoje seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre e aos primeiros nove meses de 2014, encerrados em 30 de setembro.
As operações em andamento no terceiro trimestre deste ano cresceram 34%, atingindo a casa dos US$ 52,6 milhões em comparação com os US$ 39,2 registrados no mesmo período de 2013. No comparativo entre os primeiros nove meses, o crescimento em 2014 foi de 24%, alcançando a marca de US$ 139,1 milhões contra os US$ 111,8 milhões dos primeiros nove meses do ano passado.
No terceiro trimestre de 2014, o lucro bruto das operações contínuas foi de US$ 11,2 milhões, ou US$ 0,28 por ação, um aumento de US$ 7,8 milhões, ou 233%, quando comparado com o US$ 3,4 milhões, ou US$ 0,08 por ação, registrado no terceiro trimestre de 2013. O lucro bruto destas operações nos primeiros nove meses de 2014 foi de US$ 21,6 milhões, ou de US$ 0,55 por ação. Este desempenho representa uma evolução de 184% em relação aos US$ 7,6 milhões, ou US$ 0,19 por ação, verificados no mesmo período de 2013.
A receita operacional das operações contínuas no terceiro trimestre de 2014 e nos nove primeiros meses do ano foi, respectivamente, de US$ 13,8 milhões e de US$ 25,4 milhões, um aumento de US$ 8,8 milhões ou de 175% em relação aos US$ 5,0 milhões registrados no terceiro trimestre de 2013 e uma evolução de 7%, chegando aos US$ 67 milhões a partir dos US$ 62,4 milhões obtidos nos primeiros nove meses de 2013.
Os ganhos antes dos juros, taxas, depreciação e amortização (EBITDA) das operações contínuas foram, respectivamente, de US$ 14,4 milhões e de US$ 29,8 milhões no terceiro trimestre e nos primeiros nove meses de 2014. A evolução foi de 129% tendo como base os US$ 6,3 milhões verificados no primeiro trimestre de 2013 e de 124% a partir dos US$ 13,3 milhões registrados nos primeiros nove meses de 2013.
As projeções da Vasco para o ano de 2014 se fortaleceram, com a estimativa de aumento da receita oriunda dos negócios tradicionais superando a casa dos US$ 190 milhões contra a faixa de US$ 175 milhões para US$ 180 milhões anteriormente prevista. “Os resultados tanto do terceiro trimestre como dos primeiros nove meses de 2014 nos deixam muito felizes”, comentou T.Kendall Hunt, chairman e chief executive officer (CEO) da Vasco.
De acordo com o executivo, “as receitas do terceiro trimestre são maiores do que as registradas em qualquer outro trimestre da história da empresa e refletem o crescimento tanto dos mercados de Bancos e Corporativo como de Aplicações de Segurança. Acreditamos que esse crescimento em ambos os segmentos deva ser atribuído ao aumento de demanda resultante do crescente nível de tentativas de ataques sofisticados levados a efeito por hackers e que foram largamente publicadas na imprensa, bem como o nosso contínuo foco em entregar produtos inovadores. Estes mesmos fatores contribuem de forma importante para nossa forte demanda por novos pedidos no terceiro trimestre. Nesse período, nós também registramos o maior número de novos pedidos em toda a história da Vasco, batendo o primeiro trimestre deste ano, que até então tinha sido o melhor de toda a história da empresa”.
Para Jan Valcke, presidente e chief operational officer (COO) da Vasco, “os resultados do terceiro trimestre e dos nove primeiros meses deste ano refletem 37% de aumento das receitas do segmento de Bancos e 23% de aumento das receitas vindas do mercado de Aplicações de Segurança. O crescimento no segmento de bancos reflete uma forte demanda tanto de clientes já existentes como de novos. No terceiro trimestre, também observamos uma grande demanda por nosso produtos relativamente novos que aumentam o nível de segurança ao mesmo tempo em que atendem a conveniência dos usuários, tais como os que empregam a tecnologia CrontoSign, e aqueles que suportam novas aplicações, em especial as móveis. O crescimento nos segmentos Corporativo e de Aplicações de Segurança é alimentado em grande parte pelo aumento das receitas com manutenção, o que demostra que nossa estratégia de colocarmos foco em software com a correspondente manutenção está funcionando bem”.