13.9 C
São Paulo
1 de julho de 2025

Tedesco Tecnologia agora aderente à SAS 70

A Tedesco Tecnologia (www.tedesco.inf.br), líder no segmento de desenvolvimento de soluções tecnológicas para departamentos jurídicos corporativos, acaba de receber da Deloitte, uma das mais credenciadas empresas de auditoria do mundo e presente no Brasil desde 1911, o relatório final com a conclusão de que a empresa está aderente ao modelo Statement of Auditing Standards (SAS 70) em seu nível mais elevado, o Tipo II.
A SAS 70 é uma regulamentação norte-americana complementar à Lei Sarbannes-Oxley (SOX), que se aplica às prestadoras de serviços de TI. Atuando como auditoria independente, a Deloitte examinou de forma minuciosa itens da maior importância como procedimentos de controle e de gerenciamento; segurança tanto física como lógica e monitoramento de rede e de sistemas. Foi verificada não só a existência dos controles como também a sua eficácia.
Criada para assegurar transparência na gestão das empresas, a Lei Sarbannes-Oxley hoje é seguida pelas principais corporações com operações nos mais importantes mercados mundiais. O objetivo é reduzir os riscos inerentes aos negócios, evitando a ocorrência de fraudes e criando mecanismos capazes de identificar rapidamente atividades ilícitas. “Na seção 404 da norma, o relatório SAS 70, emitido para um fornecedor responsável pela hospedagem de dados financeiros de uma determinada empresa, é citado como garantia de compliance a essa seção da SOX para essa companhia”, detalha o diretor Ricardo Tedesco.
“Neste cenário fica evidente a importância da nossa aderência à regulamentação SAS 70”, comenta Ricardo Tedesco. “Através dessa comprovação, a Tedesco recebe o reconhecimento de que os controles operacionais e de Data Center que possuímos são totalmente adequados e capazes de entregar com eficácia um nível de segurança compatível com as melhores práticas do mercado”, analisa o executivo.
Trata-se de um processo rigoroso, uma vez que a seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley determina uma avaliação anual dos controles e procedimentos internos para emissão de relatórios financeiros. “A SAS 70 destaca a eficácia dos controles internos como fator decisivo para a confiabilidade dos relatórios financeiros e isso se traduz em credibilidade para os usuários das nossas soluções, que estão alinhadas com as melhores práticas de gestão corporativa”, conclui Ricardo Tedesco.