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São Paulo
27 de julho de 2025

É seguro manter documentos sigilosos digitalizados em rede?

<p>Para as empresas que trabalham com documentos confidenciais, é necessário preparar a digitalização de suas informações, separando previamente por tipos de documentos e níveis de confidencialidade (do mais alto nível para o menor). Essa classificação se dá por meio do conteúdo que cada documento contém, por exemplo: dados pessoais são os mais restritos que existem, por esse motivo, devem ser mantidos sob o mais alto nível de segurança de gestão e acesso.</p>
<p>A transformação de arquivos do papel em arquivos eletrônicos colabora para uma menor utilização do espaço físico para armazenamento e também na segurança destes dados. Além disso, a captura automatizada de informações relevantes dos documentos serve de input para o gestor documental aplicar as regras de segurança da informação e de negócios, restringindo e habilitando acesso a cada um dos diferentes usuários. Ou seja, a proteção dos arquivos já digitalizados está muito mais ao lado do gerenciador de documentos do que no processo de digitalização em si.</p>
<p>Uma vez que as informações são armazenadas no repositório de dados, é responsabilidade do gerente de documentos aplicar as regras de segurança e acesso às informações contidas no documento. Sendo assim, a digitalização é uma excelente ferramenta para assegurar dados importantes, inclusive quando disponibilizada em rede.</p>
<p>E a sua empresa, já se digitalizou?</p>
<p><em>(*) Especialista técnico da Kodak Alaris, provedora de soluções de captura de informações que simplificam os processos de negócios.</em></p>