14.3 C
São Paulo
25 de setembro de 2025

Scherer Autopeças acelera transformação digital com plataforma SWPaaS

A empresa planeja alcançar 20% de participação de mercado até 2030, consolidando-se como o principal distribuidor de autopeças do Sul do Brasil.

A Scherer Autopeças escolheu a plataforma SWPaaS, uma solução de EDI (Electronic Data Interchange – Intercâmbio Eletrônico de Dados) na nuvem, desenvolvida pela Sawluz, para acelerar a sua transformação digital, com o objetivo de alcançar 20% de participação de mercado até 2030, consolidando-se como o principal distribuidor de autopeças do Sul do Brasil.

A implementação da SWPaaS garante ganhos expressivos para a Scherer Autopeças, especialmente na agilidade e redução de erros na emissão e processamento de pedidos, de um portfólio que inclui cerca de 80 mil SKUs ativos.

A Scherer atua nos segmentos de autopeças para linha leve, pesada, motos, agrícola, lubrificantes e pneus, se destacando pela diversidade de produtos e pela eficiência logística. A empresa opera com frota própria e terceirizada, garantindo entregas rápidas e abrangentes. Com mais de 2.450 colaboradores, a empresa mira alcançar 20% de participação de mercado até 2030, consolidando-se como o principal distribuidor de autopeças do Sul do Brasil e uma das melhores empresas para se trabalhar, segundo revela Rodrigo Surdi, Coordenador de TI da Scherer.

“Estimamos uma redução média de três dias na demanda de cada comprador, otimizando o tempo de resposta e aumentando a produtividade da equipe de vendas, que inclui 600 profissionais”, explica Rodrigo Surdi. Além disso, a plataforma contribui para aprimorar a comunicação com fornecedores e clientes, minimizando retrabalhos e liberando a equipe para focar em negociações estratégicas e iniciativas de melhoria contínua.

A SWPaaS é uma plataforma de EDI que opera com a segurança e disponibilidade da nuvem AWS. Entre suas funcionalidades, destaca-se o sistema de notificações automáticas, utilizado para informar fornecedores sobre a entrega de pedidos via EDI. A solução entrega à Scherer Autopeças alta disponibilidade e segurança; redução de custos operacionais, escalabilidade e personalização conforme a operação comercial; reenvio de arquivos e rastreabilidade completa (tracking); e interface multilíngue: disponível em português, espanhol e inglês.

Inovação como motor de crescimento da Scherer

Com matriz e principal centro de distribuição localizado em Joaçaba (SC), a Scherer Autopeças opera outros três centros de distribuição em Itajaí (SC), Passo Fundo (RS) e Ponta Grossa (PR), além de dezenas de lojas que garantem atendimento ágil e próximo aos clientes em toda a região.

A adoção da SWPaaS se soma a outras iniciativas inovadoras em curso na Scherer Autopeças:

Projeto Papel Zero: digitalização completa dos processos de RH, com assinatura eletrônica de documentos;

Automação na separação de peças: uso de coletores de dados, eliminando impressões e otimizando o processo;

Centro de Treinamento: primeiro distribuidor de autopeças da América Latina com espaço dedicado à capacitação de reparadores automotivos;

Sistema de rastreamento de entregas: tecnologia própria com acompanhamento em tempo real, em breve disponível também para os clientes

“Com a SWPaaS, a Scherer Autopeças reforça seu compromisso com a transformação digital, a excelência operacional e a inovação contínua, consolidando sua posição como líder no setor de distribuição de autopeças no Sul do Brasil”, finaliza Rodrigo.