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22 de dezembro de 2024

RISE with SAP: parceiros crescem 22% com treinamento e capacitação para a plataforma, diz TGT ISG

Relatório ISG Provider Lens indica que cada vez mais empresas estão adotando SAP S/4HANA para substituir ERPs no mercado intermediário

A necessidade de transformação digital levou companhias brasileiras a investirem na entrega de qualidade e, utilizando o RISE with SAP, as empresas cresceram 22% com dedicação para treinar e capacitar colaboradores para utilizar a plataforma. É o que revela a nova edição do estudo ISG Provider Lens SAP Ecosystem 2022 para o Brasil, divulgado essa semana pela TGT Consult, que descobriu que os 40 principais parceiros de SAP no país utilizam RISE with SAP para agregar valor aos seus clientes.

Segundo o autor do estudo e analista da ISG, Pedro L. Bicudo Maschio, o mercado de consultoria e integração SAP S/4HANA continua mostrando sinais de crescimento, com mais empresas adotando a solução para substituir ERPs de outras marcas no segmento de empresas médias. “As grandes empresas também estão fazendo upgrades para SAP S/4HANA, mas como são mais complexas, requerem mais tempo para decisão e planejamento dos seus upgrades”, comenta.

Apesar do crescimento, há resistência por parte das empresas para as atualizações do SAP S/4HANA devido às complexidades envolvidas, com diversos fornecedores de serviços usando ferramentas automatizadas para avaliar cenários de ERP legado e fazer a migração com as ferramentas certas. O estudo revela que a maioria dos clientes não compara o SAP S/4HANA com outras soluções de ERP, e a decisão de um cliente fica restrita às opções de atualizar, adotar RISE with SAP ou instalar o SAP S/4HANA na nuvem pública. RISE with SAP, como informa o site da companhia, é uma solução criada para entregar soluções completas e complexas, agrupando ERP na nuvem, inteligência de processos, plataforma de negócios e funções analíticas, redes de negócios, serviços e ferramentas baseados em resultados.

Para avançar no mercado, os fornecedores devem se alinhar ainda mais à estratégia focada em nuvem da SAP, eliminando as customizações do produto e substituindo-as por soluções nativas que se integram ao SAP S/4HANA por meio do SAP BTP. Além disso, o autor destaca que as empresas devem dar atenção às capacidades desse parceiro em resolver problemas. “A certificação de seus profissionais assegura o conhecimento técnico, mas são as suas capacidades em gestão de projetos e experiência que garantem que os problemas sejam evitados ou resolvidos rapidamente quando ocorrem”.

A SAP BTP é um benefício indireto de escolher RISE with SAP, uma vez que a plataforma permite que fornecedores utilizem suas aplicações desenvolvidas sob medida para acelerar novas instalações e atualizações para SAP S/4HANA. O estudo identifica mais empresas parceiras de serviços de SAP BTP este ano, indicando que este segmento pode estar em um caminho para a maturidade.

Além disso, o relatório revela que, ao selecionar o fornecedor de suporte SAP, o cliente deve avaliar o nível de automação dos serviços e a capacidade de eliminar defeitos para que haja melhoria da qualidade e gradativa redução do custo com correções, para poder alocar recursos para a evolução e melhoria da aplicação. “Todas as necessidades específicas de clientes rodando fora do núcleo SAP permitirá aos parceiros SAP que desenvolvam novas fontes de receita, a partir da venda de suas soluções especialistas”. 

Em infraestrutura, o autor destaca que a empresa deve procurar um fornecedor preparado para operação dos produtos SAP na nuvem pública e ter as certificações e parcerias adequadas para ajudar os clientes na automação de DevOps, backup e disaster recovery. A automação também é necessária para o provimento de novos ambientes de desenvolvimento e teste, assegurando testes automatizados de aplicação e de ambiente de recuperação.

“Observamos maior tendência em utilização de machine learning e data analytics para melhorar as decisões de negócio”, explica o autor, que aponta que empresas rodando em nuvem têm acesso facilitado às tecnologias para análise de dados, como data lakes e computação cognitiva, acelerando a transformação digital. Os clientes esperam que um parceiro ofereça uma plataforma de serviço abrangente, incentivando os fornecedores a investir na melhoria das operações com automação de IA (AIOps). “Ao migrar para a nuvem, os clientes SAP S/4HANA se beneficiam de automação avançada que simplifica operações, backup e recuperação de desastres. Vimos em 2022 que mais empresas estão incluindo o SAP S/4HANA no seu roadmap de modernização de negócios”.

Outro ponto de atenção do relatório é a preocupação crescente dos clientes quanto às questões do meio ambiente, social e governança (ESG), pressionando os parceiros a se tornarem mais compatíveis com tais medidas, tendo como ponto de partida o painel analítico SAP Sustainability Control Tower. No entanto, para medir o alcance das metas de ESG, os clientes precisam introduzir sensores e procedimentos, indicando uma necessidade de conhecimento em plataformas de IoT para o futuro, uma vez que há a necessidade de capturar e processar insights de dados.

O relatório ISG Provider Lens SAP Ecosystem 2022 para o Brasil avalia os recursos de 40 parceiros em cinco quadrantes: SAP S/4HANA System Transformation — Large Accounts, SAP S/4HANA System Transformation — Midmarket, Managed Application Services for SAP ERP, Managed Platform e Serviços em nuvem para SAP ERP e SAP Business Technology Platform.

O relatório nomeia Accenture, Capgemini, T-Systems e Wipro como Líderes em quatro quadrantes cada. Ele nomeia Atos, Infosys, NTT DATA, Softtek e Tech Mahindra como Líderes em três quadrantes cada. BCI Consultoria, Engenharia, essence, IBM, Megawork, Seidor, Stefanini e TIVIT são apontados como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Engineering, Megawork e Numen são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.