14.1 C
São Paulo
13 de julho de 2024

Rastreabilidade abre oportunidades para o agronegócio brasileiro

QR Code Padrão GS1 proporciona a rastreabilidade detalhada para elevar os padrões de qualidade e fortalecer o Brasil em sua posição no mercado global

O agronegócio brasileiro ganha um importante aliado para aprimorar o compromisso com a segurança, a sustentabilidade e a transparência do primeiro setor. Trata-se do QR Code Padrão GS1, ferramenta alinhada com as tendências globais de digitalização e inovação no campo, que proporciona a rastreabilidade detalhada para elevar os padrões de qualidade e fortalecer o Brasil em sua posição no mercado global. “O QR Code Padrão GS1 está na vanguarda dessa transformação e assegura que o agronegócio brasileiro continue a crescer e prosperar, mantendo-se competitivo e confiável em um mercado cada vez mais exigente”, destaca Nilson Gasconi, executivo de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

A importância da identificação global de produtos, segundo ele, está entre os principais desafios para a rastreabilidade eficaz. “A base de tudo é a identificação do produto. A partir do momento em que você dá uma identidade global única e inequívoca a um produto, é possível manter o histórico de todos os registros e situações por onde ele passa”, explica.

A rastreabilidade é essencial não apenas para a segurança do consumidor, mas também para a eficiência do setor. Gasconi exemplifica com os processos da cadeia da carne bovina, na qual cada etapa, desde o nascimento do animal até o abate, deve ser rigorosamente registrada. “São muitos processos e informações que precisam ser gerenciados, desde a origem do animal até os medicamentos administrados e as fazendas por onde passou”, afirma.

O executivo também menciona a China como um exemplo de país que tem avançado significativamente em rastreabilidade com uso da automação para garantir a integridade dos processos. “Temos um aliado fundamental, que é a automação para facilitar, agilizar e dar mais segurança a esses procedimentos”, diz Gasconi, ao apontar que o QR Code Padrão GS1, além de facilitar a identificação única e inequívoca de cada item, permite ao consumidor final acessar todas as informações relevantes sobre o produto com um simples escaneamento.

Vantagens da Rastreabilidade com QR Code Padrão GS1

Transparência e confiança – Consumidores podem acessar informações detalhadas sobre a origem, produção e transporte dos produtos, aumentando a confiança na qualidade dos alimentos adquiridos.
Dados como histórico de nutrição, uso de medicamentos e movimentação do produto ao longo da cadeia produtiva são facilmente disponibilizados.

Eficiência na cadeia produtiva – Produtores, distribuidores e varejistas conseguem monitorar de forma eficiente cada etapa do ciclo de vida do produto, permitindo intervenções rápidas em caso de problemas como contaminação ou recall.

O QR Code Padrão GS1 facilita a automação dos processos, reduzindo erros e melhorando a gestão de estoque.

Compliance e competitividade – Atender às exigências regulatórias nacionais e internacionais se torna mais simples com a rastreabilidade robusta oferecida pelo QR Code GS1, abrindo portas para mercados exigentes.

Produtos com rastreabilidade garantida ganham um diferencial competitivo, especialmente em mercados que valorizam práticas sustentáveis e responsáveis.

Redução de desperdícios – Com a rastreabilidade aprimorada, é possível gerenciar melhor a validade dos produtos, minimizando perdas e desperdícios.

Varejistas podem ajustar seus estoques com precisão, evitando o acúmulo de produtos próximos ao vencimento e promovendo a venda de itens antes que expirem.

Segurança alimentar – Em casos de surto de doenças transmitidas por alimentos, a rastreabilidade detalhada permite identificar rapidamente a origem do problema, evitando a propagação e protegendo a saúde pública.

A identificação de cada item através da aplicação do QR Code Padrão GS1 possibilita que todas as etapas de produção possam estar registradas e em conformidade, apoiando os padrões de segurança alimentar.