Projeto marca o início da Rio AI City com uma nova fase de inovação e tecnologia para a melhoria da vida dos cidadãos do Rio
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou uma parceria inédita com a X – The Moonshot Factory, laboratório de inovação da Alphabet, empresa-mãe do Google, para para impulsionar a inovação e o crescimento econômico na capital fluminense.
O acordo, intermediado pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), reúne projetos de conectividade, sustentabilidade, energia e planejamento urbano. E consolida o Rio como o primeiro município da América Latina a desenvolver uma infraestrutura urbana guiada por inteligência artificial.
O lançamento aconteceu durante o evento no Porto Marvalley, com a participação do prefeito Eduardo Paes, do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, do presidente da IplanRio, João Carabetta, e do CEO da X, The Moonshot Factory, Astro Teller.
“A empresa busca olhar para desafios urbanos e encontrar soluções usando tecnologias. Eu visitei a fábrica deles nos EUA e coloquei o Rio à disposição para a testagem de novas tecnologias. Estamos iniciando com quatro experiências: uma voltada para reciclagem de lixo, transformando-a num ativo econômico; outra voltada para planejamento de construções e licenciamento; uma outra que podemos levar internet de alta velocidade sem necessidade de fios; e uma em que levantamos toda a nossa rede de energia, fazendo com que ela seja mais estável, o que representa uma oportunidade econômica para o Rio. Essa é uma parceria em que o Google e a Prefeitura entram com recursos e vão testando essas inovações. Quando inovamos, usamos tecnologia isso facilita demais as possibilidades de resolvermos os problemas da cidade – afirmou o prefeito.
Um foco chave da parceria é garantir a disponibilidade de eletricidade confiável e acessível para a Rio AI City, que será o maior hub de data centers da América Latina, alimentado por energia renovável. O complexo terá uma capacidade inicial de 1,5 gigawatts (GW), com possibilidade de expansão para 3,2 GW, um volume equivalente ao consumo horário da cidade do Rio de Janeiro.
“Nossa missão é usar tecnologia para fazer do mundo um lugar radicalmente melhor. Nosso trabalho é encontrar novos problemas no mundo e encontrar soluções para eles. Estamos trazendo quatro tecnologias, em parceria com a Prefeitura, com foco na visão do Rio AI City. Inovação é um trabalho em equipe. Nós nunca tivemos uma parceria como essa. Estamos muito entusiasmados com a visão do Rio AI City e acreditamos que podemos ajudar nesse processo, que essa parceria pode ser um modelo para como outras cidades do mundo podem usar a tecnologia – disse Astro Teller.
A X, The Moonshot Factory é o motor de inovação da Alphabet, criando tecnologias revolucionárias para ajudar a resolver grandes desafios globais em áreas como transporte, saúde e energia. Algumas das tecnologias nascidas em seu laboratório incluem Waymo (carros autônomos), Verily (ciências da vida e saúde de precisão) e Wing (entregas por drones).
O acordo de cooperação foi articulado pela IplanRio, em parceria com a Casa Civil, Comlurb e as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Meio Ambiente e Clima (SMAC) e Infraestrutura. O objetivo é modernizar a gestão pública e ampliar os avanços econômicos e sociais impulsionados pela tecnologia.
A Tapestry, o “moonshot para a rede elétrica” da X, garantirá a confiabilidade da rede elétrica do Rio para o desenvolvimento da Rio AI City. A plataforma Tapestry, alimentada por IA, ajuda os parceiros a construir um sistema de energia mais confiável e resiliente para gerenciar, planejar e operar melhor a rede elétrica.
A Tapestry garantirá que a rede do Rio esteja “pronta para a IA”, fornecendo visibilidade e capacidade de planejamento sem precedentes. Ela utilizará visão computacional, aprendizado de máquina e IA para mapear toda a rede, sinalizando equipamentos desatualizados ou danificados para manutenção proativa. Combinado com o poder de simulação de grande escala e longo prazo da Tapestry, os planejadores da Rio AI City poderão modelar o impacto da conexão de novos data centers e fontes de energia à rede em até 20 anos no futuro. Essas simulações avançadas ajudarão os planejadores da rede a fazer atualizações de rede mais precisas e econômicas, que mantêm a rede confiável e resiliente à medida que a Rio AI City cresce.
A parceria também inclui a implementação de uma malha de rede óptica sem fio, da Taara, outra empresa da X, The Moonshot Factory. A Taara usa feixes de luz para transmitir dados em velocidades equivalentes à fibra óptica — até 20 Gbps — em longas distâncias, sem a necessidade de cabos subterrâneos. A Taara oferece acesso à internet com velocidade de fibra em áreas onde não é economicamente viável, ou muito difícil, instalar fibra. Por exemplo, em áreas urbanas densas, sobre rios e estreitos de mar, ou em áreas onde é inseguro cavar trincheiras para cabos.
No Rio, a Taara permitirá conectar escolas, hospitais e instalações públicas em áreas de difícil acesso, bem como garantir conectividade estável a sistemas de segurança e emergência. Também trabalhará com a Prefeitura para implantar links em toda a cidade para conectar serviços críticos como hospitais, escolas municipais e clínicas de saúde. Alguns desses links também serão usados para estabelecer um sistema de comunicação de resposta rápida para desastres.
Outro aspecto da parceria é o projeto Anori, que utiliza inteligência artificial para tornar projetos arquitetônicos e construções mais rápidos, eficientes e sustentáveis. O Anori integra vastas quantidades de informações, como dados ambientais, regulatórios e de infraestrutura em um único ambiente digital unificado para desenvolvedores, arquitetos, urbanistas, reguladores e muito mais.
O Anori será utilizado no Rio para transformar o processo de licenciamento urbano. A plataforma digitalizará toda a legislação urbanística do município, permitindo que projetos arquitetônicos sejam gerados e validados automaticamente de acordo com as regras locais. O objetivo é reduzir o tempo de análise e aprovação de meses para minutos.
O município planeja usar o Anori para prever cenários de crescimento urbano, atrair investimentos e expandir a criação de empregos no setor de construção civil.
O projeto Materra, o Moonshot da X para reduzir radicalmente o desperdício global e avançar para uma economia circular, aplicará IA e análise molecular para modernizar a triagem de resíduos recicláveis em parceria com a Comlurb. A Materra identificará, em nível molecular, os tipos de plásticos e materiais que podem ser reciclados. Isso aumentará a eficiência da reciclagem e ajudará o município a atingir suas metas de sustentabilidade: elevar a taxa de reciclagem de 1,4% para 35% até 2030 e 80% até 2050.
