15.5 C
São Paulo
27 de julho de 2025

Potencialidades da TI em discussão no CDES-RS

Reges Bronzatti representou o CETI e a Assespro na Câmara Temática de Ciência & TIC
O Seminário Temático promovido pelo Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES-RS) com o tema “Os Rumos da Ciência e Tecnologia” contou com a participação de Reges Bronzatti. Representando o Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação (CETI) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da informação, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS), Bronzatti destacou o momento de falta de mão de obra qualificada. “Dos seis milhões de estudantes que cursam graduação no Brasil, dois terços fazem apenas quatro cursos superiores: Direito, Administração, Pedagogia e Letras. Com esta distribuição teremos ou continuaremos a ter ainda muitos problemas nos próximos anos”, enfatiza Bronzatti.
A necessidade de formar jovens para atuar no setor entra em discussão porque Tecnologia da Informação (TI) influencia o crescimento dos demais setores. Empresas de todos os ramos de atuação têm seu sistema de trabalho baseado no bom funcionamento de softwares. “A TI cresce rapidamente. Atualmente a quara maior empresa do estado é de tecnologia, a GetNet, com matriz em Campo Bom”, destacou Reges Bronzatti aos conselheiros presentes no encontro.
Seminários temáticos e regionais
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul promove os ‘Diálogos CDES’, onde são debatidas demandas e perspectivas para diferentes regiões do estado. O seminário,na discussão dos rumos da Ciência e TI contou com apresentação do professor e pró-reitor de graduação da Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo. Logo após a professora e conselheira do CDES, Maria Alice Lahorgue destacou o Projeto Rumos 2015, e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) detalharam o trabalho da Agenda 2020 com estratégias e propostas para o desenvolvimento para a Ciência e Tecnologia.
Assespro-RS
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e apoio à atividade. A Assespro-RS promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria, Consultoria e Serviços de Informática.