<p>Depois, é preciso analisar por onde o pedido passa, a partir da finalização da compra, desde a parte de conferência dos dados do cliente, confirmação de pagamento, verificação de estoque, embalagem, nota fiscal, até o despacho para a transportadora.</p>
<p>Considerando que a maior parte dos pagamentos é realizada por cartão de crédito e, muitas vezes, parcelada, é importante preparar o seu fluxo de caixa para não ficar no vermelho enquanto aguarda pelo repasse do pagamento das bandeiras.</p>
<p>Outro passo está na escolha da plataforma. Os custos podem variar muito, mas o que realmente importa na hora de escolher a tecnologia mais adequada ao seu e-commerce é avaliar se ela permite a inserção de imagens em diferentes tamanhos e formatos, e que seja fácil de operar. Além disso, é importante que o sistema permita integração com estoque, aprovação de pedidos e conciliação bancária e ferramentas antifraude.</p>
<p>Um ponto de extrema importância, que muitas vezes é deixado de lado, são os fornecedores. O estoque da loja depende do espaço físico disponível, e se ele não for muito grande, manter relacionamento com bons fornecedores que entregam no prazo e tenham bons produtos passa a ser crucial para fazer o negócio girar.</p>
<p>Quando o assunto é e-commerce, também não podemos deixar de falar sobre fraudes. Esse é um ponto muito importante e delicado no desenvolvimento de uma loja virtual. Existem ferramentas programadas para analisar as transações e verificar se a compra não é uma fraude.</p>
<p>Por fim, mas não menos importante, está o atendimento. Além do tradicional telefone, existem diversas outras maneiras de atender aos usuários, como as redes sociais, o sistema de chat da loja ou de atendimento automático com respostas prontas disponíveis no site. Analisar o que os clientes falam sobre os serviços e produtos do seu comércio eletrônico é essencial para saber quais têm sido os erros e acertos do empreendimento.</p>
<p>(*) presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)</p>