22.2 C
São Paulo
8 de dezembro de 2024

Operadora logística portuária, Wilson Sons, fortalece segurança cibernética com os sistemas atualizados

Usuários de TI também podem gerenciar suas próprias senhas e as máquinas recebem os patches de segurança na última versão liberada pelos fabricantes em tempo real

A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com 185 anos, contratou a ACSoftware para implementação das soluções ADSelfService Plus e Endpoint Central, ambas da ManageEngine. O objetivo da companhia é fortalecer a sua área de TI no monitoramento e controle das mais de 2,5 mil computadores distribuídos pelas unidades operacionais da empresa, além de proporcionar aos usuários autoatendimento em diversas demandas, entre elas a troca ou recuperação de senhas.

A decisão atende às atuais políticas de segurança cibernética da companhia, que enxerga desde cedo como a tecnologia pode ser uma aliada para melhoria das operações portuárias, garantindo a segurança e potencializando a infraestrutura marítima. Uma das características da área de TI da Wilson Sons é oferecer aos usuários o autoatendimento para suas demandas diárias, entre elas a capacidade de poder trocar ou recuperar senhas de acesso aos sistemas. Esta facilidade é proporcionada pelo ADSelfService Plus, uma solução de segurança de identidade centrada na jornada Zero Trust com recursos de autoatendimento para garantir a visibilidade e controle dos privilégios de acesso na rede local, cloud e em ambientes híbridos.

“Estamos investindo fortemente no autoatendimento, uma tendência que vem sendo fortalecida pela adoção de novas tecnologias, como o chatbot. A oportunidade de o usuário resolver ele mesmo o seu problema com senha é de grande ajuda para evitar que o funcionário fique parado na fila de atendimento porque não consegue acessar ao seu sistema”, comenta Victor Hugo Faria, coordenador de Serviços Digitais e responsável pela automação de processos, implementação de chatbot e atendimento aos usuários de TI. A solução reduziu o tempo de espera para solução deste tipo de problema em toda a organização, que recebia entre 600 e 700 chamados por mês para troca ou recuperação de senha.

Para manter os computadores sempre atualizados com os mais recentes patches de segurança na última versão liberada pelos fabricantes, a Wilson Sons conta com o ManageEngine Endpoint, uma solução unificada de gerenciamento e segurança de desktops, laptops, servidores, smartphones e tablets a partir de um local central. São mais de 2,5 mil estações de trabalho e mais de 3 mil aplicações de software controladas. “A ferramenta também automatiza e oferece o autosserviço para instalação de software, até mesmo alguns para uso pessoal permitidos e homologados pela empresa, como o Imposto de Renda”, comenta Victor Hugo, um apaixonado por automação.

Para o responsável pelos serviços digitais da Wilson Sons, “uma empresa que não automatizar seus processos corre o risco de ser ultrapassada pela concorrência e se perder em atividades rotineiras manuais, que levam muito tempo para serem realizadas, prejudicando os negócios e todos os funcionários, que ficam sobrecarregados e defasados profissionalmente. É esta capacidade de otimizar os processos de sua área de TI que ele destaca como uma das maiores vantagens das ferramentas da ManageEngine.”

“Imagine, se aqui na Wilson Sons, a gente realizasse essas tarefas manualmente em todas as unidades no território nacional. Isso não daria muito errado. Por isso, escolhemos as soluções ManageEngine para resolver os nossos problemas e reduzir o tempo gasto com estas atividades de gestão da TI. Elas nos entregam a eficiência necessária”, enfatiza ele.

As mudanças com a pandemia

Mesmo sendo a operação logística marítima considerada essencial para a economia e população, quando ocorreu a paralisação das atividades de escritório, a Wilson Sons também liberou seus funcionários de diversas áreas para o trabalho remoto. Acostumada a lidar com um ambiente de TI muito controlado, a companhia passou a se beneficiar da capacidade de autosserviço das soluções ManageEngine e conseguiu garantir a qualidade do atendimento aos usuários.

“Com as ferramentas, conseguimos obter uma nova visão geral do nosso parque de TI, dentro e fora da empresa, podendo garantir a segurança necessária para o trabalho remoto das nossas equipes”, conta Victor Hugo.

Foco na segurança dos sistemas e usuários

O Brasil está entre os países que mais recebem ataques cibernéticos contra suas empresas e 50% das tentativas de violações obtém sucesso, mas a Wilson Sons trabalha para não fazer parte desta estatística. “Por esta razão, investimos nas melhores ferramentas de proteção cibernética e as soluções da ManageEngine fazem parte desta nossa estratégia. Com o ManageEngine conseguimos manter toda a nossa rede de sistemas com seus patches de segurança atualizados”, afirma Victor Hugo Faria. Nesta jornada, contamos com o apoio da ACSoftware. É sempre bom lembrar: o acesso à informação é a nossa proteção contra os invasores”, enfatiza.