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15 de outubro de 2024

O futuro dos dados: o que esperar até 2025?

Horacio Ibrahim (*)

Com o passar dos anos, a análise de dados obteve transformações rápidas, impulsionadas por novas tecnologias e abordagens. Ainda assim, mesmo na posição atual do processo, há mudanças que serão necessárias para que os benefícios da estratégia continuem a perpetuar de forma correta e com potencial para transformar as corporações.

As principais tendências em análise de dados para 2024 e 2025 destacam a necessidade de uma abordagem mais ágil, descentralizada e baseada em insights em tempo real. As empresas que aplicarem esses aspectos estarão mais preparadas para lidar com os desafios do mercado e, ao mesmo tempo, conseguirão extrair mais valor das informações para impulsionar a inovação e o crescimento.

Descentralização com Data Mesh orientado à eventos

A centralização dos dados é útil, mas também pode criar gargalos e limitações, especialmente quando é preciso responder de forma rápida às mudanças no mercado. A abordagem de Data Mesh orientado a eventos busca descentralizar as informações, permitindo que cada área da empresa as acesse e use da forma mais eficiente.

Ter a visibilidade dos dados e poder analisá-los em tempo real proporciona maior autonomia para os times, fazendo com que as companhias possam escalar operações e inovar com mais precisão. Essas práticas permitem o acompanhamento constante da qualidade dos dados e a tomada de decisões assertiva, com base em informações recentes.

Isso é importante para todos os setores da indústria, com destaque para as áreas de finanças e logística, onde a agilidade nas respostas pode direcionar o sucesso ou o fracasso.

Democratização dos dados

Não se deve tomar posse dos dados. A democratização é a ideia de tornar as informações acessíveis a todos os colaboradores de uma empresa. Para os próximos anos, espera-se um aumento nas iniciativas que ensinam os funcionários a usá-las de maneira mais eficaz.

Os insights sendo amplamente compartilhados permite que todos contribuam para o sucesso da organização, aumentando a probabilidade de melhoria dos resultados.

Inteligência artificial ponta a ponta

Já aplicar a IA em todo o ciclo de vida dos dados é, além de uma tendência, uma necessidade. Não se trata apenas de automatizar a coleta e o processamento, mas também de gerar insights acionáveis em tempo real.

Ferramentas de inteligência artificial que operam de ponta a ponta estão ajudando as empresas a otimizarem todas as etapas da análise, chegando a um posicionamento claro e objetivo.

A perspectiva é que os dados, acima de tudo, não deixarão de ser poderosos. Eles são capazes de direcionar o potencial de uma corporação, quando aplicados da maneira correta. Se adaptar às tendências é sinônimo de garantir uma expansão de sucesso e estar a par sobre como cumprir os requisitos de competitividade na indústria.

(*) Co-CEO e fundador do Agnostic Data.