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27 de julho de 2024

O app de multisserviço de sucesso chinês

<p>O aplicativo é um sucesso na segmentação de multifuncionalidade. Criado em 2011 pela empresa Tencent, é hoje a maior inovação e revolução tecnológica do país em acessos simultâneos via on-line. Onipresente na vida de seus mais de 1,1 bilhão de usuários, o serviço também revolucionou o uso do dinheiro na China com sua plataforma de pagamentos – movimento que deve ser observado como aprendizado por qualquer empresa do mercado financeiro.</p>
<p>O WeChat entrou no mercado como um serviço de troca de mensagens. Com o tempo, percebeu a oportunidade de desenvolver mais ferramentas dentro de sua plataforma e, assim, fidelizar ainda mais os usuários. Passando de um simples aplicativo de chat à um canivete suíço, que oferece diversos serviços dentro da mesma plataforma, fez com que as pessoas passassem cada vez mais tempo dentro de seu ecossistema.</p>
<p><strong>Ecossistema de mini aplicativos</strong></p>
<p>Dentro do WeChat os usuários podem ler notícias, distrair-se com jogos, pagar multas de trânsito, alugar bicicletas, agendar uma consulta médica ou reservar mesa num restaurante. Convencer as empresas a agregarem suas funcionalidades dentro do app ficou cada vez mais fácil porque, conforme o aplicativo fazia sucesso e aumentava seu alcance, elas buscaram integrar-se a esse ecossistema.</p>
<p>Toda a integração de recursos só é possível por meio do uso das APIs (Application Programming Interface). Com essa tecnologia, os serviços parceiros são agregados e disponibilizados dentro do mesmo aplicativo e podem ser utilizados a qualquer momento. A estratégia se mostrou tão acertada que hoje o WeChat domina cerca de 1/3 do tempo que os usuários gastam quando acessam a internet mobile.</p>
<p><strong>Carteira virtual e a revolução do dinheiro</strong></p>
<p>Com uma grande base de adeptos, a Tencent lançou o WeChat Pay, wallet (carteira virtual) que permite o pagamento digital por QR Code dentro do próprio aplicativo. Atualmente, é o meio de pagamento mais comum na China, aceito até nas barracas de comida de rua. Basta apontar o celular para o QR Code exibido pelo vendedor e pronto, transação realizada.</p>
<p>Com essa sacada, o aplicativo revolucionou o uso da moeda no país. A China sempre teve altas taxas de população desbancarizadas e a maioria das pessoas usava dinheiro em espécie. Porém, com a chegada dessa nova forma de pagamento, a circulação de notas tornou-se desnecessária. A inovação fez os usuários migrarem do dinheiro em papel para o correspondente bancário que fazem serviços de pagamentos e transferências financeiras digitais rapidamente. Qualquer um com celular, mesmo sem conta em banco, pode receber e enviar dinheiro por sua carteira virtual do WeChat. Os usuários podem depositar valores em estabelecimentos e pontos de recarga que oferecem essa integração em sua conta no app e por lá conseguem fazer pagamentos e transferências bancárias, sem taxas de serviço.</p>
<p>Atualmente, os pagamentos via WeChat Pay movimentam cerca de 4 trilhões de dólares ao ano – o que representa cerca de um terço do PIB (produto interno bruto) chinês. Já o volume médio de pagamentos diários, feitos dentro do aplicativos superou a marca de 1 bilhão de realizações em 2018. Comparado com o uso do cartão de crédito na China, a plataforma de pagamentos por QR Code conquistou muito mais os usuários.</p>
<p><strong>Uso de dados como diferencial</strong></p>
<p>O WeChat desponta em relação aos aplicativos semelhantes pela análise de dados de seus usuários, derivados da Inteligência Artificial. Diferente de outros que oferecem o mesmo serviço de troca de mensagens, o app reconhece os hábitos de vida das pessoas e oferece serviços e propagandas customizadas, de acordo com o interesse do usuário. Se um lembrete de viagem for adicionado na agenda, o aplicativo indica um guia turístico ou então sugere a farmácia mais próxima assim que o usuário sai da consulta médica.</p>
<p>Além disso, ao seguir rigorosas políticas de monitoramento impostas pelo governo chinês, o WeChat ainda não é ameaçado por quem vem de fora. O policiamento digital do país é uma grande barreira para outros aplicativos que tentam se estabelecer por lá, mas encontram dificuldades de se adaptarem em um ambiente digital tão transparente para o governo e até para os próprios usuários.</p>
<p><strong>Tendências</strong></p>
<p>O WeChat é o maior exemplo da tendência de agregar serviços em uma única plataforma. O uso do recurso de APIs permite fazer essa integração e oferecer um ecossistema completo ao usuário. Além disso, é a prova de que o universo dos serviços financeiros está em transformação. Um aplicativo de mensagens passou a ser responsável por bilhões de transações na China. Todos os bancos, operadores de cartão de crédito e adquirentes precisam ficar atentos à chegada desses novos protagonistas ao mercado para entender como se posicionar em um mercado que está se transformando com rapidez.</p>
<p><strong>Solo brasileiro</strong></p>
<p>O Brasil ainda caminha a passos lentos quando pensa em um super app como o WeChat. Ainda não há um aplicativo que apresente uma grande massa de usuários em escala nacional, oferecendo serviços variados em uma só plataforma.</p>
<p>Incrivelmente, o WeChat no Brasil tem sido usado com uma finalidade fora de seus padrões: classificado para quem procura parceiros sexuais. Função essa que a Tencent não tinha planejado. Mesmo que o app consta como proibidas atividades pornográfica, sexualmente explícita, violenta ou de outra forma de natureza adulta, talvez o impedimento não ocorra por não ser utilizado no país sede e a empresa não deve realizar uma fiscalização mais profunda.</p>
<p>O caso que mais se aproxima em grandiosidade ao app chinês, mas que ainda é uma promessa no Brasil, é o Rappi. A startup de serviço de entregas está em sete países da América Latina e possui uma base de 9,3 milhões de usuários ativos.</p>
<p>Por aqui, a companhia tem crescido cerca de 30% ao mês e anexa cada vez mais funções em sua plataforma. Hoje o aplicativo, além da entrega, inclui serviços de pagamentos (Rappi pay), beleza, compra de carros de luxo, aluguel de patinete e até solicitação de goleiros para jogos de futebol no final de semana. O super app já conquistou moradores das grandes cidades onde atua, mas busca expandir sua base de usuários e estabelecimentos parceiros para outros centros urbanos. Assim, o Rappi ainda é uma promessa quando comparado ao sucesso chinês.<br /><br /><em>(*) Gerente de Produto na GR1D.</em></p>