Os números são do relatório Global Anti-Scam Alliance e Feedzai, que também destaca o impacto emocional dos golpes
Com base em uma pesquisa com 46 mil adultos em 42 mercados, a Global Anti-Scam Alliance (GASA), em parceria com a Feedzai, fez uma análise abrangente da prevalência, do impacto e dos desafios políticos enfrentados por golpes em todo o mundo.
Nos últimos 12 meses, 57% dos adultos em todo o mundo sofreram um golpe e 23% perderam dinheiro. Golpes em compras afetaram 54% das vítimas, enquanto golpes em investimentos e golpes financeiros inesperados impactaram 48% cada. Os casos de golpes foram mais frequentes na América do Sul, África e Oceania, onde até um em cada quatro adultos perdeu dinheiro no último ano.
A pesquisa também destaca o impacto emocional dos golpes. 69% das vítimas relataram (enorme) estresse como resultado, enquanto 17% relataram perda de confiança e 14% disseram que os golpes criaram uma tensão maior dentro de suas famílias. Apesar disso, muitos golpes continuam sem ser denunciados, sendo a incerteza sobre onde denunciar a principal barreira.
93% dos adultos em todo o mundo afirmam tomar pelo menos uma medida para verificar se uma oferta é legítima ou não. No entanto, muitos recorrem frequentemente a métodos menos eficazes, como verificar erros de ortografia e gramática (27%); procurar avaliações no mesmo site (24%) e verificar se a empresa está presente nas redes sociais (21%).
Apesar de quase três quartos dos adultos em todo o mundo se sentirem confiantes em sua capacidade de reconhecer um golpe, os golpes continuam prevalentes, com muitas vítimas perdendo dinheiro e uma proporção significativa nunca relatando seus casos.
Jorij Abraham, Diretor Executivo da GASA, comenta: “Temos um enorme desafio: 73% das pessoas em todo o mundo se sentem confiantes para reconhecer golpes; no entanto, quase um quarto delas ainda perdeu dinheiro no último ano. Os golpes não estão apenas drenando as finanças, mas também minando a confiança e criando um estresse significativo nas famílias. Estamos aprendendo que as campanhas de conscientização sobre golpes, por si só, não são suficientes. Precisamos educar continuamente os consumidores, criar melhores soluções para reconhecer e bloquear golpes (de IA) e trabalhar internacionalmente para capturar os golpistas.
“Fraude não se trata mais apenas de transações. Trata-se de intenção. Os criminosos estão explorando a confiança, o comportamento e a tecnologia em tempo real. Impedi-los exige mais do que identificar anomalias; exige entender os padrões humanos. Nenhum banco ou provedor de pagamento pode fazer isso sozinho. O único caminho a seguir é a colaboração entre instituições financeiras e equipes de segurança cibernética. É assim que protegemos os consumidores em todos os lugares”, acrescenta Nuno Sebastião, CEO da Feedzai.
O Relatório Global sobre o Estado dos Golpes 2025 enfatiza que os golpes não são mais crimes isolados, mas uma ameaça global à segurança do consumidor, à estabilidade financeira e à confiança nas economias digitais. A GASA e a Feedzai pedem uma colaboração internacional mais forte, melhores ferramentas de prevenção de golpes e responsabilização entre plataformas, governos e setores.
O relatório completo pode ser baixado aqui: www.gasa.org/research
