17 C
São Paulo
27 de setembro de 2025

NF-e ajuda na educação ambiental e reduz custos

A tendência de evolução do papel aos meios eletrônicos tem mais vantagens do que percebemos. Como obrigatoriedade em diversos setores da economia nacional, notas fiscais de produtos e serviços passaram a ser registradas eletronicamente e denominadas NF-e e NFS-e, respectivamente. Ao evitar impressões desnecessárias, as notas digitais evitam a derrubada de árvores e reduzem os custos das empresas. Estima-se que cada árvore renda aproximadamente 7 mil e 500 folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura), utilizado nos escritórios. A cada 27 árvores derrubadas, uma tonelada de papel é produzida.

A derrubada de árvores também influi na captura de dióxido de carbono ou, como também é conhecido, CO2, gás essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas. A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global. São necessárias cinco árvores para capturar uma tonelada de carbono no intervalo de 15 anos. Água e energia elétrica também são fatores relevantes. A produção de papel gasta 100 mil litros e cinco mil KW/h para cada tonelada produzida. As informações são do Projeto NDD Green Carbon.

O Brasil já deixou de emitir mais de oito bilhões de notas fiscais em papel, segundo contagem do Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica. “Temos indicadores de que a economia obtida com redução de impressões de notas ou formulários e envio, é estimada em mais de 100 mil reais para uma empresa que emite 100 mil notas por mês”, destaca Morecy Móre, Diretor da Infisc, empresa que atua no setor de inteligência fiscal.   O processo que moderniza o sistema de tributação teve início em 2001 e vem ganhando força a cada ano, com prefeituras investindo em sistemas que colaboram com o registro e evitam a sonegação. 

Nota Eletrônica
A NF-e ou NFS-e gera um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, assinado digitalmente para garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. O arquivo é transmitido digitalmente para a Secretaria da Fazenda e tem validade igual ao das versões manuais.

INFISC
Empresa gaúcha focada na prestação de serviços de consultoria e no desenvolvimento e comercialização de produtos de tecnologia da informação voltados para o setor público, com ênfase no ambiente municipal, mais especificamente na área Fazendária. A Infisc busca ser reconhecida como uma empresa de Inteligência Fiscal. Ela surgiu em julho de 2007 com vasta experiência de sua equipe no setor público e no processo de fiscalização tributária. Atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras aliadas à consultoria especializada em tributos do setor público municipal.