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24 de fevereiro de 2025

Mídias Sociais e Email Marketing, você sabe usar?

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Estamos falando de mídias sociais e, é claro, de email marketing!
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Mesmo com diferentes maneiras de falar com seu público, ainda assim é preciso tomar cuidado como e onde você vai divulgar sua marca.
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Antes de entrar em qualquer rede social, é preciso avaliar quais das redes sociais têm mais o perfil de sua empresa, ou então qual das redes sociais seu público está interagindo mais. Não crie perfis só porque a empresa X ou Y tem.
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Para isso, o mais importante aqui é monitorar quem é seu público na web e saber onde e como ele se relaciona com sua marca. Mapeie temas e discussões em evidência e escolha termos significativos para fazer o monitoramento, além da sua marca em si.
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Depois de monitorar, é preciso analisar o que existe de positivo, negativo ou neutro. É fundamental também analisar quais são as oportunidades para ações de comunicação e marketing, as vantagens competitivas de concorrentes etc.
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Depois disso, e possível mapear quem é seu público e onde ele está se relacionando. É hora de definir uma estratégia para interação! Nesta etapa, estabeleça indicadores e metas, defina canais específicos e o plano de ação. Além disso, a pergunta a ser feita é: “Quais são os objetivos de comunicação da minha empresa? Como eu quero ser visto? Dá pra ser transparente?”.
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É hora de interagir! Nessa etapa, o importante é participar junto ao público e estimular conversas entre ele. Fale sobre assuntos que possam agregar sua marca e ao mesmo tempo evidenciar temas de interesse do perfil de quem marca presença na era da web 2.0.
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A web 2.0 e o email marketing
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O email marketing permite analisar os resultados de uma campanha, manter relacionamento com base de destinatários ou, ainda, propiciar atendimento ao cliente. O email marketing se mantém como um dos principais canais de comunicação e relacionamento digital.
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Segundo um estudo da Econsultancy, apesar da atual ênfase em campanhas de marketing em redes sociais, a maioria dos consumidores prefere receber notificações de publicidade e ofertas especiais por email. O estudo, intitulado &quot;How We Shop in 2010&quot;, ouviu 1,4 mil pessoas nos Estados Unidos e 42% disseram preferir um email, enquanto 33% optariam por uma ligação. A pesquisa mostrou ainda que 17% dos entrevistados gostariam de receber ofertas via chat online e apenas 3% gostariam das ações via redes sociais. Sites de microblog como o twitter receberam apenas 1% das preferências.
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Se a marca possui uma base de dados, deve conversar com ela regularmente. Divulgação de promoções e eventos especiais são ações que mais dão retorno. Um email marketing para uma base própria é o cumprimento de uma promessa, afinal de contas, é falar com quem espera ouvir algo e se cadastrou em seu site. Você fala diretamente com quem quer ser impactado?
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A integração do email marketing com as redes sociais
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Por meio do planejamento de uma ação convergente em campanhas de email marketing, entende-se que uma mídia constrói uma narrativa que pode ser usada por vários pontos de conatos diferentes. O importante é que o planejamento identifique os objetivos da comunicação, os pontos de contato e as interações que possivelmente serão feitas entre esses pontos de contatos.
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A ação de email marketing pode estar totalmente relacionada com as campanhas em redes sociais. A tecnologia já possibilita esse recurso, mas é preciso entender exatamente o que precisa ser comunicado e com quem a ação de email marketing tem relação.
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Crie páginas no facebook para que seus leitores possam se tornar “fãs”, divulgue seu trabalhos no twitter, poste fotos no flickr, escreva em um blog…Mas nunca se esqueça: Quem se cadastrou em seu site para receber seu email marketing está esperando por uma comunicação mais estreita e especial, aproveite essa oportunidade.
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(*) Any Zamaro é assistente de marketing da VIRID Interatividade Digital, empresa especializada em envio e gestão de email marketing, proprietária das plataformas Virtual Target e Zartana.
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