20.6 C
São Paulo
6 de fevereiro de 2025

Investimentos em TI no setor financeiro tem trajetória ascendente

<p>Esse cenário tem motivado o aumento de investimentos do setor financeiro em Tecnologia da Informação. A última pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada no ano passado, mostrou que o setor financeiro investiu um total de R$ 20,6 bilhões, em 2013, um crescimento de 9%, em relação ao ano anterior, representando 18% de todo o mercado brasileiro de TI. A “Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária” é um raio X anual de como os bancos estão utilizando a TI e em quais tecnologias investem.</p>
<p>Esse resultado coloca o setor financeiro entre um dos mais importantes no mercado de TI brasileiro, com participação igual à registrada em países emergentes como a Índia e desenvolvidos como a França e Reino Unido. Segundo a Febraban, “esses investimentos refletem o movimento dos bancos no uso da tecnologia para atender à demanda de novos produtos e serviços de clientes que exigem praticidade, confiabilidade e mobilidade”.</p>
<p>A pesquisa mostra também que a aquisição de hardware continua liderando a aplicação de recursos, 41% do total de investimentos. O investimento em software também foi representativo, com um aumento de 40% em 2013, ultrapassando os 37%, em 2012. O destaque é para a aquisição e desenvolvimento de software, que refletem o crescimento dos meios eletrônicos, com transações feitas em Internet Banking, responsáveis por 41% das transações do mercado e do Mobile Banking, cerca de 6% do total das transações realizadas.</p>
<p>Com base nessa pesquisa, podemos afirmar que a tendência de pagamento e de transações móveis é uma oportunidade para os fornecedores de serviços financeiros e toda a cadeia de TI. Assim como no universo das empresas de e-commerce, as instituições financeiras também estão preocupadas em proporcionar uma ótima “experiência do usuário”, fundamental para que o cliente continue fiel e confiante nos serviços bankline.</p>
<p>Para medir a performance desses ambiente virtuais, sites e portais financeiros, é imprescindível investir prioritariamente em soluções de monitoramento e avaliação de performance. Esse deverá ser o foco dos diretores e gerentes de TI e de Negóciosdo setor financeiro.</p>
<p>A necessidade de aumentar e garantir a confiabilidade do site, mantendo a disponibilidade dos serviços, além da qualidade de resposta das informações e transações solicitadas, exigirá investimentos em soluções preventivas e testes de desempenho preventivos para proporcionar que esses ambientes operem ininterruptamente, vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana (24 X 7).</p>
<p>A exemplo do que acontece no segmento de e-commerce, também nos sites do setor financeiro e no acesso às informações financeiras alguns segundos fora do ar são determinantes para abalar a confiabilidade do cliente e colocar em risco sua relação com o banco. Rupturas e lentidão do site podem gerar a suspeita de que o ambiente não é seguro, desestimular o prosseguimento da operação e motivá-lo a procurar a concorrência. A ordem é prevenir-se de possíveis contratempos e programar investimentos em soluções adequadas e eficientes de monitoramento e testes de performance, para garantir o sucesso de seus negócios, em qualquer que seja sua área de atuação, ainda mais no setor financeiro.</p>
<p>Algumas perguntas que as soluções de análise de performance do site podem responder são: quanto tempo seu site demora para carregar a home Page; seu site está mais rápido do que o do seu principal concorrente; está disponível 24 horas por dia e sete dias por semana na mesma velocidade; como o site se comportaria em picos de acessos.</p>
<p>Com a crescente demanda de atualização das páginas de entrada, novas funcionalidades nos sites que demandam um constante desenvolvimento e/ou atualização de versões dos sistemas, é fundamental identificar proativamente problemas de códigos da aplicação, a performance de tags, CDNs e outros provedores que disponibilizam produtos e serviços dentro do site.</p>
<p>Atualmente, vemos crescer a prática de investir em soluções que monitoram a experiência de usuários também pelas empresas do setor financeiro. A gestão de TI e Negócios de um site financeiro depende da infraestrutura de vários provedores, no entanto, a responsabilidade pela experiência do cliente é da empresa que responde pelos resultados financeiros.</p>
<p>É importante pensar em desenvolver um projeto de monitoração que visualize a experiência dos usuários em tempo real, e trazer esses dados para a área de negócios. A tecnologia dá a possibilidade de trabalhar o website com 100% de visibilidade sobre o comportamento dos clientes e das falhas que podem vir a ocorrer, permitindo tomada de decisão mais assertiva.</p>
<p>Previna-se para que sua empresa seja vista com sinônimo de confiabilidade e estimule seu cliente a continuar apostando em sua instituição como parceira de negócios.</p>
<p>(*) Executivo de Vendas para o Setor Financeiro</p>
<p>&nbsp;</p>