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São Paulo
8 de dezembro de 2024

Integração de dados: a “ponte” que garante a qualidade da operação e o futuro do varejo

<p>A integração de sistemas de gestão de estoque com sistemas de pagamento online, por exemplo, permite que as lojas possam acompanhar de perto o nível de estoque e garantir que não faltem produtos disponíveis para os clientes. Além disso, a integração de CRM com plataformas de pagamento online permite que os estabelecimentos tenham acesso a informações sobre o histórico de compras dos clientes, o que pode ser usado para personalizar as ofertas e melhorar a experiência de compra.</p>
<p>Outra vantagem é a automação de tarefas rotineiras e repetitivas, como a atualização de estoques e preços. Isso libera tempo para que os funcionários possam se concentrar em outras tarefas importantes, como o atendimento ao cliente. A integração também pode ajudar a melhorar a eficiência do processo de pagamento, tornando-o mais rápido e seguro. Isso é importante para garantir que os clientes tenham uma boa experiência de compra e para reduzir o risco de fraude.</p>
<p>Indo mais além, podemos analisar as integrações do setor de retail pela perspectiva de um sistema aberto de troca de dados. A economia digital do varejo se assemelha à do setor financeiro, com dados massivos e forte tráfego de usuários. Por isso, o open retail pode ser o próximo movimento, que tende a ser impulsionado pelas grandes varejistas que estão, cada vez mais, se transformando em bancos para ocupar espaço nos meios físico e digital.</p>
<p>Diretamente influenciado pelo surgimento de novas tecnologias, o futuro do setor consiste em aproveitar as diversas ferramentas disponíveis, e em elaboração, para realizar a personalização de ofertas, fidelizar clientes e fomentar a inovação dos processos. Soluções relacionadas à conectividade e cloud computing, que possibilitam o compartilhamento e armazenamento de dados, são essenciais à revolução no varejo.</p>
<p>Utilizar uma boa plataforma de integração de dados é importante, porque permite que as empresas melhorem a eficiência do negócio, reduzam o risco de erros, tomem decisões informadas, aumentem a satisfação do cliente e otimizem o processo de pagamento. Portanto, para as marcas que desejam se destacar no mercado e oferecer, aos seus clientes, a melhor experiência possível, a atenção na integração, armazenamento, inovação e tecnologias disruptivas, que possibilitem a otimização dos itens anteriores, é essencial para manter a vantagem competitiva.<br /><br /><em>(*) Presales Director LATAM na Semantix.</em></p>