18.7 C
São Paulo
29 de julho de 2025

Insigne Linux supera a marca dos 3,5 mi de unidades

A Insigne Software, pioneira ao levar o sistema operacional de código aberto para os desktops pessoais há 11 anos e uma das principais distros participantes do Computador para Todos, programa de inclusão digital do Governo Federal, supera a marca de 3,5 milhões de unidades distribuídas de seu sistema operacional Insigne Linux pelos principais fabricantes de PC, entre eles a SEMP Toshiba, parceira da Insigne desde 1999.

Segundo João Pereira da Silva Jr., presidente da Insigne, o número é resultado de onze anos de trabalho e investimentos em um projeto pioneiro visando garantir e oferecer aos usuários de computador uma excelente plataforma que oferece facilidades como interface gráfica, criação de pastas e documentos, instalações de plugins, acesso a Internet e até produção e exibição de áudio e vídeo, com apoio dos aplicativos disponíveis no desktop e notebook, além da compatibilidade com os diversos periféricos disponíveis no mercado. “Diariamente são lançados no mercado dezenas de novos periféricos e o sistema operacional necessita estar pronto para recebê-los. Assim, o Insigne Linux garante a melhor experiência do usuário com o seu equipamento”, comenta.

A iniciativa da Insigne em levar o Linux para os PCs de mesa há uma década, fez com que a empresa se tornasse reconhecida como uma das principais distros do Computador para Todos, que foi responsável pelo expressivo aumento do número de usuários domésticos da plataforma Linux no Brasil. Até o início do programa de Inclusão Digital do Governo Federal, em novembro de 2005, o Insigne possuía 250 mil unidades distribuídas, número obtido em cinco anos de participação no mercado. O sistema Insigne Linux levou mais dois anos para atingir um milhão de cópias (em outubro de 2007) e no ano seguinte (outubro de 2008), atingiu 1,5 milhão de unidades distribuídas. Em 2009, atingiu mais de 2,8 milhões, ultrapassando a marca de 3,5 milhões ao final de 2010.

Pereira revela que a parceria da Insigne com a SEMP Toshiba (hardware de excelente qualidade), nestes últimos 11 anos inaugurou uma nova era, uma equação perfeita de hardware e software e abriu as portas para a criação do PC Popular, acompanhado dos incentivos necessários para o barateamento dos equipamentos que chegavam às casas dos usuários finais. “O Insigne Linux surgiu como alternativa para os usuários de PC que desejavam uma aplicação mais estável, segura, fácil de usar e principalmente com suporte técnico, que fosse acompanhada de um pacote de aplicativos essenciais para o uso diário do equipamento, que inclui planilha eletrônica, editor de texto, software de apresentação, navegador Internet, software cliente para envio e recebimento de e-mail, organizador de contatos, editor de imagens, aplicativos educacionais e antivírus, além de uma bateria de outros aplicativos”, conta o executivo.

Mais informações: http://www.insignesoftware.com