O sucesso de sua participação no projeto de inclusão digital Computador para Todos fez com que a Insigne Free Software do Brasil conquistasse forte posição de liderança no mercado dos PC populares e também ficar conhecida em outros países. Este cenário positivo lhe permitiu iniciar negociações com fabricantes estrangeiros de PC para embarcar o Insigne Momentum 5.0, sistema operacional de código aberto, em micro computadores fora as fronteiras nacionais.
Para acompanhar este crescimento da empresa, seguida da perspectiva da elevação do volume de venda dos PC nos próximos anos, a Insigne iniciou um processo de planejamento estratégico para o próximo período visando cimentar o terreno para chegar em 2012 com a sua posição de liderança mantida e com o seu sistema operacional sendo utilizado por famílias em vários idiomas.
Para atingir esta meta, a empresa contratou o consultor de Estratégia e professor de Engenharia, Carlos Roberto Lopes, que traz para a Insigne sua experiência internacional em empresas como a Robert Bosh GmbH, da Alemanha.
As atividades envolvidas no planejamento estratégico incluem uma série de workshops com todas as equipes e departamentos da Insigne. O objetivo é coletar impressões dos colaboradores e lhes apresentar as mais recentes mudanças ocorridas no mercado global, incluindo a atual situação econômica mundial, que poderá alterar a correlação de forças entre os fornecedores de Tecnologia nos próximos anos.
“O mercado é demasiadamente competitivo e as pessoas querem a tecnologia ‘inteligente’, que simplifique de fato o seu dia a dia. Mas, também, querem amplificar suas próprias habilidades e competências, demandando muito mais do que as tecnologias podem oferecer”, comenta Lopes. “Por isso, a Insigne vem se aprimorando em seu mercado e tem este planejamento estratégico como elemento central para garantir que ela dê um passo à frente em seus objetivos e que possa enfrentar os novos desafios do próximo período”, acrescenta.