16.1 C
São Paulo
16 de setembro de 2024

Insigne comemora 3 milhões de PCs com o seu SO

Somente no ano passado foram mais de 1 milhão de computadores de grandes marcas que saíram de fábrica com o Insigne nos computadores, por exemplo, desktops e notebooks da SEMP Toshiba.

O resultado acompanha o aumento das vendas de PCs no Brasil, que, segundo a Abinee, somou mais de 12 milhões de unidades em 2009, colocando o Insigne com 8,5% deste mercado total. Quando a referência é o mercado de sistema operacional de código livre, o Insigne pode chegar a mais de 35% do mercado, segundo estimativa da própria Insigne, uma vez que o número de unidades comercializadas a partir do programa Computador para Todos do Governo Federal ainda não foram mensurados. De acordo com João Pereira da Silva Jr., presidente da Insigne, grande parte dos fabricantes possuem mais de 60% de sua produção baseada no SO de código livre. “Trata-se de uma estimativa, mas a participação do Insigne é realmente grande, levando-se em conta que as vendas dos PCs populares representam uma boa fatia do faturamento dos fabricantes e dos magazines”, comenta.

Para atingir a marca dos três milhões o Insigne levou dez anos, mas foram nos últimos quatro anos de existência do programa Computador para Todos que as vendas aumentaram significadamente. Até o início do programa de Inclusão Digital do Governo Federal, em novembro de 2005, o Insigne tinha 250 mil unidades distribuídas, aos cinco anos de participação de mercado. O sistema levou mais dois anos para atingir um milhão de cópias (em outubro de 2007) e no ano seguinte (outubro de 2008), atingiu 1,5 milhão de unidades distribuídas. Em 2009, atingiu mais de 2,8 milhões no total.