16 C
São Paulo
27 de julho de 2025

Game Aldeia Virtual, da 8D, em concurso internacional

O game Aldeia Virtual, criado pela 8D Games, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), é um dos destaques do portal Povos Indígenas no Brasil Mirim (PIB Mirim) na “Categoria Digital e Interativa” do V Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de junho no SESC Consolação, em São Paulo (SP). O portal do ISA, que tem finalidade educativa acerca das culturas indígenas no país, ficou entre os seis finalistas nesta competição bienal de conteúdos audiovisuais, digitais e interativos voltado para o público infanto-juvenil no Brasil, América Latina e Península Ibérica, que visa aumentar a compreensão e o apreço pelos temas culturais locais.

O Aldeia Virtual se destaca entre o conteúdo oferecido por ser um Massive Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG), ou seja, um mundo virtual que, através do avatar de um indígena, a criança interage com elementos presentes nas aldeias e com outras crianças via chat visual, que contém frases prontas para facilitar o diálogo e filtro tanto de palavras obscenas como de contatos pessoais (tais como endereço e telefone) para evitar as ações de pedófilos. Também possui integrados os minigames Arco e Flecha, Corrida de Toras e Jogo da Pupunha, onde é possível ganhar pontos, que podem ser trocados por acessórios indígenas na Casa do Moitará.

Para Guilherme Tsubota, sócio diretor da 8D Games, a indicação ao prêmio “é uma vitória, pois o ISA acreditou no projeto de transformar um vasto conteúdo textual e fotográfico em jogo”. Ele também ressalta a profissionalização da área de games no Brasil. “Temos conteúdos locais de qualidade que precisam ser explorados adequadamente pelo mundo de games, que ainda vivem sob os clichês e estereótipos estrangeiros. O Aldeia Virtual é um grande passo neste sentido, um trabalho sério que envolveu de antropólogos a músicos e que resultou em algo inédito, educativo e, claro, divertido!”, afirma.

O Aldeia Virtual está disponível no PIB Mirim, hospedado no endereço http://pibmirim.socioambiental.org. Já a lista com todos os finalistas do festival pode ser encontrada no site http://www.prixjeunesseiberoamericano.com.br/br