15.8 C
São Paulo
29 de maio de 2024

Fórum de Operadoras Inovadoras

Grandes operadoras, teles regionais e MVNOs se reúnem no Fórum de Operadoras Inovadoras

Evento acontece nos dias 09 e 10 de abril no WTC São Paulo com amplos debates para apontar os caminhos e desafios da inovação para atender aos desejos dos clientes móveis.

Organizado por Mobile Time para tratar dos avanços no mercado de telecomunicações no Brasil, o Fórum Operadoras Inovadoras vai reunir nos dias 09 e 10 de abril, no WTC São Paulo, os representantes das grandes telcos, de operadoras regionais (ORTs) e MVNOs para debater inovação do setor e seus impactos nos negócios e na vida das pessoas.

O mercado de Operadoras Inovadoras cresce no Brasil devido ao aumento da demanda por conectividade e do consumo de serviços digitais, impulsionando também o mercado de smartphones, peça importante para o acesso aos serviços móveis. A evolução tecnológica com o 5G, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Big Data abre novas oportunidades neste mercado para a criação de soluções inovadoras para seus clientes.

Com foco em um mercado altamente competitivo, o Fórum Operadoras Inovadoras terá dois dias de amplos debates e palestras dedicados a apontar os caminhos e desafios da inovação para atender aos desejos dos clientes móveis.

A aposta na jornada digital das operadoras móveis é um dos painéis programados para o evento, com a participação confirmada de Albervan Luz, diretor de tecnologia e transformação, Claro; Carla Beltrão, diretora-executiva de experiência do cliente, Vivo; Daniel Moreira, diretor de customer relations, TIM; Fernando Garcia, tribe leader digital, Algar; e Flávia Pollo Nassif, CEO, DialMyApp Brasil. Na pauta, os especialistas irão mostrar como as teles móveis estão investindo em digitalizar de ponta a ponta a jornada do seu cliente, usando eSIM, planos com contratação online, recarga via app próprio, etc.

As Operadoras Regionais irão debater os novos desafios após uma primeira onda de crescimento de novos players, aquisições, fusões e consolidações, com o mercado de provedores de internet (os ISPs) chegando a um novo momento, com foco em competição, ampliação de ofertas e sustentabilidade econômica. Participam deste painel Alejandro Contreras, CMO, Alares

Daniel Cardoso, CEO, iSystems; Jair Francisco, diretor de Mercado, Unifique; Marco Szili, sócio-fundador, Telesys; e Vitor Menezes, diretor de assuntos regulatórios, Ligga Telecom. 

As MVNOs, operadoras móveis virtuais, que operam sobre as redes móveis das grandes telcos, também foram convidadas pelos organizadores do evento para tratar de seus desafios para desbravar nichos de mercado a partir da oferta de serviços personalizados para diversos segmentos. A Oferta de Referência de Produtos no Atacado (Orpa) para operadoras móveis virtuais é uma das demandas do setor e será abordado por este painel com a participação de Carlos Campos, diretor-geral, emnify; Carlos Lacerda, diretor de retail media e parcerias estratégicas, Pague Menos e Extrafarma; Davi Fraga, CMO, Surf; Marcos Oliveira Jr., CEO e cofundador, Fluke; e Olinto Sant’ana, presidente, Abratual, a associação que as MVNOs.

A conectividade rural também será tema do Fórum Operadoras Inovadoras. As estratégias para levar a conectividade ao campo é tema do painel que vai reunir Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado IoT & 5G, TIM Brasil; Ana Helena de Andrade, presidente, ConectarAgro

Diego Aguiar, diretor de IoT e Big Data, Vivo; Rafael Marquez, CRO, Ligga; e Rodrigo Oliveira, CEO, Sol. A tarefa dos painelistas é mostrar como operadoras, fabricantes de maquinário agrícola, empresas de tecnologia e grandes grupos do agronegócio estão se aliando para garantir cobertura móvel nas lavouras e onde estão os principais desafios.

O 5G na estrada e Internet das Coisas


A necessidade da conectividade nas rodovias e o adensamento das cidades apresentam novos desafios para a infraestrutura pós-5G. Como assegurar a cobertura em milhares de quilômetros de rodovias no Brasil depois dos desdobramentos do leilão de 5G? Foram convidados para debater este assunto os especialistas Antonio Maya, CTO da IHS Towers; Carlos Roseiro, diretor de operações da Huawei; Celso Birraque, diretor de redes de acesso móveis da Claro; e Eduardo Grizendi, diretor de engenharia de operações, RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A lista de utilizações e benefícios da conectividade via Internet das Coisas (IoT) da manufatura, agronegócio, logística, mineração, óleo & gás e cidades inteligentes é longa e diversificada, com desafios também enormes e dinâmicos. Para este painel foram convidados André Martins, CEO, NLT;; Janilson Bezerra, diretor de novos negócios, American Tower; Sérgio Souza, consultor; e Basílio Peres, conselheiro da Abrint e LAC-ISP (Federação de Associações de Provedores da América Latina e do Caribe). 

Sessões Especiais

A programação do Fórum Operadoras Inovadoras também oferece uma série de sessões especiais sobre temas que estão impactando o mercado, com a participação de especialistas que revelarão suas estratégias e os resultados com a inovação:

Sessão especial 1Espectro e novas redes Vinicius Caram, superintendente de outorgas e recursos à prestação da Anatel
Sessão especial 2O livro como aliado dos ISPsVictor Meinberg, CSO, Skeelo
Sessão especial 3 5G brasileiro na Colômbia Bruno Ajuz, vice-presidente de marketing, Telecall
Sessão especial 4 Políticas públicas para conectividadeCarlos Azen, gerente de financiamento, BNDES
Sessão especial 5O espaço das redes comunitárias no Brasil Raquel Gatto, vice-presidente, ISOC Brasil

A programação completa está disponível na página do evento em https://www.operadorasinovadoras.com.br