14 de janeiro de 2026

Ferramenta de ensino Alice é tema de workshop

A SOFTEX (www.softex.br), com o apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie, programou para os dias 30 e 31 de julho, 1°, 2 e 3 de agosto a realização da primeira edição do “Workshop Alice 3.0”. O evento tem como público-alvo professores do ensino médio, técnico e superior interessados na adoção do software Alice (www.alice.org), desenvolvido pelo grupo de pesquisas da universidade norte-americana Carnegie Mellon University (CMU), em sala de aula.

Alice é um software gratuito, utilizado com sucesso em várias escolas americanas, que permite ao usuário aprender conceitos fundamentais de programação orientada a objetos através da criação de histórias e de videogames simples. Pessoas, objetos e diferentes cenários em 3D povoam um mundo virtual, fornecendo um ambiente no qual os estudantes, sem qualquer conhecimento prévio de computação, podem desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico e as técnicas para solução de problemas. O nome Alice é uma homenagem ao novelista Lewis Carroll, mundialmente conhecido por ser autor dos livros Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho.

Durante o workshop será apresentada a metodologia de ensino que emprega o Alice e detalhados os materiais complementares. Cada participante receberá um pendrive com a versão mais recente da ferramenta e todo o conteúdo utilizado durante as aulas. Aqueles que registrarem 75% de frequência receberão um certificado emitido pela equipe do Alice nos Estados Unidos.

O laboratório onde o workshop será realizado tem capacidade para oferecer um computador por aluno, mas os participantes também podem utilizar seu próprio notebook. As aulas, em Inglês, mas com tradução simultânea para o Português, serão ministradas por Don Slater, profissional com mais de dez anos de experiência no uso do Alice em sala de aula, e seguirão o mesmo programa adotado pela CMU em seus eventos.

A programação contempla a exploração da versão 3.0 do Alice, que permite que os projetos nela desenvolvidos sejam exportados para um ambiente profissional de programação em Java. Esta versão é especialmente recomendada para jovens e adultos, seja em cursos de introdução a programação ou em disciplinas para o ensino de Java básico em cursos universitários.

Para informações adicionais ou para se inscrever no “Workshop Alice 3.0” visite: http://sgce.nac.softex.br/sgce/noticia.php?id=538. As inscrições devem ser realizadas até 27 de julho e o investimento para participação é de R$650,00. Outros esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail capacitacao@nac.softex.br