<p>Na verdade, é certo, mas não o bastante. Muitas empresas já descobriram que ter um projeto de comunicação é fundamental para que ela consiga se posicionar no mercado, deixando claros seus objetivos e mostrando suas intenções aos seus clientes. Mas, também, muitas destas empresas veem seus esforços darem em nada, e por uma questão: o público interno – funcionários, colaboradores e parceiros – devem ser incluídos na equação.</p>
<p>Um dos erros mais comuns cometidos quando se fala em estratégias de comunicação é levar em conta apenas os clientes, deixando de lado aqueles que estão do lado de cá do balcão. O endomarketing, ou marketing interno, é tão fundamental quanto o externo quando se fala em posicionamento de mercado.</p>
<p>Para que as ações funcionem, o primeiro passo é contar com um discurso alinhado, que permita ao seu público interno conhecer a importância do trabalho que executa, reconhecer suas funções e se sentir motivado para superar expectativas. Muitas vezes a missão institucional da companhia não recebe o devido reconhecimento, sendo tratada como só mais uma frase de efeito.</p>
<p>Na verdade, a missão é que deve servir como base para todas as ações da empresa, principalmente as de comunicação. É importante que, no contato diário com a companhia, os clientes percebam que aquela missão se reflete nas atitudes daqueles que o atendem. Essa percepção virá das mensagens ouvidas, da identidade visual e todos os outros pontos de contato entre a empresa e o cliente.</p>
<p>Não se trata apenas de hipóteses: engajar os funcionários e torna-los parte fundamental do contato com os clientes aumenta o desempenho da empresa, traz melhorias para o ambiente de trabalho e, no final do dia, aumenta a receita e o lucro. Uma pesquisa realizada pela consultoria Towers Watson – Estudo Global sobre a Força de Trabalho – mostra os resultados práticos disso.</p>
<p>O estudo foi realizado com mais de 32 mil empregados selecionados a partir de amostras que representam as populações de empregados que trabalham em período integral para grandes e médias organizações, de diversos setores econômicos, em 26 mercados em todo o mundo. A coleta de dados foi conduzida de forma online durante os meses de abril e maio de 2014.</p>
<p>Ao final, a pesquisa mostra que empresas com alto engajamento sustentável apresentaram um crescimento de receita em média 18% maior do que empresas no mesmo setor.</p>
<p>Mais que isso, o chamado alto engajamento sustentável, também é acompanhado por um crescimento de 5% nos lucros brutos e 7% do crescimento nos ativos totais, em comparação a pares do mesmo setor.</p>
<p>O que o estudo chama de engajamento sustentável é, na verdade, fruto da combinação de três pilares:</p>
<p><strong>- Engajamento tradicional</strong> – a disposição de os empregados exercerem esforço adicional no trabalho;<br /><br /><strong>- Suporte organizacional</strong> – possuir as ferramentas, recursos e apoio (geralmente através de supervisores diretos) para realizar seu trabalho com eficácia;<br /><br /><strong>- Bem-esta</strong>r – ter um ambiente de trabalho que apoie ativamente o bem-estar físico, emocional e interpessoal;<br /><br />Não é simples, mas os resultados compensam o esforço. E eles vêm não somente do aumento das vendas, mas da redução das perdas causadas pela troca constante de funcionários, já que um dos fatores chave das empresas engajadas é a retenção de talentos. Não vale a pena pensar mais sobre o assunto?</p>
<p><em>(*) Analista de Marketing e Comunicação da Cleartech.</em></p>