Quando a Dedalus foi criada, em 1989, o Brasil estava sob a reserva de mercado, que controlava o acesso às tecnologias mundiais. Ter sobrevivido e, mais do que isto, desenvolvido a atuação desde então foi um desafio não somente para a Dedalus, mas para todo o setor.
Nestes 20 anos a Dedalus teve forte e reconhecida atuação como fabricante de hardware, revenda e como integrador de soluções UNIX/RISC da Sun Microsystems, atingindo a posição de maior parceiro da America Latina.
A empresa criou um dos primeiros datacenters do mercado nacional durante a bolha da Internet, a Dedalus.com, posteriormente DHC – e logo depois adquiriu a Primesys TI da Portugal Telecom, e se estabeleceu como empresa de serviços especializados de TI. “São dois os segredos da Dedalus para se preservar neste tempo todo em um mercado altamente competitivo: a inovação e a preservação dos princípios que regem a empresa”, comenta Maurício Fernandes, fundador e presidente da Dedalus.
A crise do início de 2009 foi obviamente uma excelente oportunidade para empresas ágeis, enxutas e focadas nos clientes. “A Dedalus soube aproveitar bem a oportunidade oferecendo soluções mais acessíveis, em especial a partir do conceito de outsourcing e cloud computing para trazer inovação e time-to-market para seus clientes. Com isso, tivemos em 2009 o melhor ano desde a aquisição da Primesys, em 2006”, avalia Ricardo Bueno, diretor financeiro da Dedalus.
Para 2010 a Dedalus vai investir fortemente na plataforma Google para empresas, uma tendência mundial que acaba de chegar no Brasil. “Já temos 8 clientes e vamos expandir muito a parceria com a Google para utilizar nossa experiência para ajudar o mercado brasileiro a migrar seus sistemas para esta plataforma, simplificando seus sistemas de TI e fundindo – e não apenas aproximando – o negócio das corporações com as tecnologias de TI. Com isso devemos crescer 25% em 2010, sendo a plataforma Google responsável por cerca de 45% de nosso resultado”, conclui Fernandes.