23.8 C
São Paulo
29 de setembro de 2025

Citros Lagazzi garante qualidade de frutas e segurança do consumidor com solução de rastreabilidade e cadastramento na GS1 Brasil

A Citros Lagazzi – divisão de frutas cítricas da Lagazzi Agronegócios – conseguiu expandir seu relacionamento comercial ao patamar dos grandes varejistas e distribuidores ao investir no controle de rastreabilidade de seus produtos, baseado no padrão da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Com um portfólio variado e produção em massa, a empresa sentiu a necessidade controlar melhor os processos e escolheu o GTC-Diagnóstico de Rastreabilidade (Global Traceability Conformance, na sigla em inglês). Com isso, passou a garantir informações e dados precisos por meio da identificação dos produtos desde a produção até a distribuição ao mercado. A ferramenta GTC é um recurso de análise composto por um checklist de 104 pontes de controle em 12 seções nas empresas que implantaram ou pretendem implantar a rastreabilidade.

Outro recurso disponibilizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil aos associados é o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), ferramenta on-line para auxiliar produtores, indústria e varejo no cadastro e gerenciamento de informações. “Após o conhecimento do CNP, pudemos reorganizar, de maneira lógica e sequencial, todos os nossos códigos de barras dos produtos, criar descrições detalhadas deles e agregar informações da empresa, o que nos permite usar essa ferramenta como portfólio para clientes, sejam novos ou não”, explica Fábio Roberto Lagazzi, um dos proprietários da empresa familiar. O investimento em tecnologia e padrões globais de identificação de produtos, a empresa reforçou o relacionamento com clientes como Wall Mart, Carrefour, Atacadão, Makro, Dia%, Savegnago, Tonin, além de distribuidores.

A Citros Lagazzi produz em três regiões do estado de São Paulo – Tambaú, Altinópolis e Conchal – num total de aproximadamente 550 hectares para a cultura de frutas. Na Fazenda Três Barros, em Tambaú, são produzidas 7 mil toneladas de citros, entre as variedades de laranja e tangerina. A principal fruta comercializada é a Laranja Pera Rio, responsável por 80% das vendas, enquanto o restante é dividido entre laranjas, tangerinas, limas e limões. Com a implantação do GTC-Diagnóstico de Rastreabilidade da GS1, a empresa passou a ter os pilares do rastreamento de produtos, começando pela identificação dos itens, seguido pela captura e registro dos dados, melhor gerenciamento e comunicação desde o processo de produção até a chegada das frutas nos pontos de venda. Já o CNP, proporcionou facilidade no processo de criação de novos códigos de barras, eliminando os riscos de erros e duplicidade.

Com o GTC, a Citros Lagazzi passa a ter precisamente a localização das frutas, com o registro das movimentações, e visibilidade de ponta a ponta em toda a cadeia de suprimentos. “Ao optar por um Programa de Conformidade Global de Rastreabilidade da GS1, a Citros Lagazzi sempre poderá identificar a conformidade de seus produtos de acordo com exigências internacionais, avaliar o nível da rastreabilidade das frutas e adotar as melhores práticas de segurança do produto e do consumidor”, explica Edson Lima, assessor de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.