Em parceria com a Galasys Technologies, a Lumidigm está implantando sensores biométricos em vários parques de diversão chineses. A ideia principal é proporcionar uma experiência mais prazerosa, e ainda muito segura, na entrada dos visitantes – que podem ter acesso à bilheteria, aos portões e participar de diversas ações de relacionamento apenas com o toque de um dedo.
O parque temático que mais recentemente adotou a leitura de impressão digital é o BabyBoss, de Pequim. Naquele parque, onde crianças podem brincar de experimentar mais de 50 profissões, tudo o que não é diversão e pode levar tempo conta com tecnologia de ponta para facilitar. Daí a importância da biometria e do sistema RFID. Para os pais localizarem seus filhos com facilidade e segurança, suas impressões digitais devem coincidir com as informações da pulseirinha de radiofrequência presa ao pulso da criança.
A indústria asiática de entretenimento está bastante adiantada em assuntos de tecnologia, comodidade e segurança. No parque Chime Long Guagnzhou, os sensores biométricos são acionados mais de quatro milhões de vezes ao ano. No Changzhou Dinosaur Park – uma versão oriental do Jurassic Park – os sensores produzem mais de 2,8 milhões de toques. Na opinião do diretor de desenvolvimento de negócios da Galasys Technologies, Thomas Khew, por gerarem grande volume de leituras de impressão digital, esses parques não podem correr o risco de ter seus visitantes numa fila de espera enquanto alguém tenta corrigir qualquer problema de identificação. Daí a importância de contar com uma tecnologia que proporciona leitura rápida e fácil já na primeira vez.
“Por definição, os parques de diversão devem proporcionar uma atmosfera positiva àqueles que vão em busca de algumas horas de alegria. Caso contrário, correm o risco de comprometer o humor de seus clientes mesmo antes de as brincadeiras começarem”, diz Phil Scarfo, vice-presidente de vendas e marketing da Lumidigm. De acordo com o executivo, outro grande interesse dos parques é garantir que não haja fraude. Por isso, os parques mais modernos estão vinculando cada ingresso a um único cliente através de sua impressão digital.
Scarfo afirma que a tecnologia de imagem multiespectral é bastante sofisticada, sendo especificamente desenvolvida para superar problemas de captura de imagem que costumam ocorrer em sistemas biométricos convencionais. “Captando as impressões digitais tanto da superfície da pele quanto de uma camada interna, onde estão vasos sanguíneos, a imagem gerada é à prova de umidade, protetor solar, suor e até de algodão doce. Todos os dias, mais de 200 mil norte-americanos e asiáticos usam nossos sensores biométricos de imagem multiespectral para ingressar em parques de diversão com segurança e agilidade”.
A Lumidigm Inc., empresa norte-americana de soluções globais de autenticação, se dedica a prover identificação segura e confiável de pessoas, produtos e credenciais. Com sede em Albuquerque, no Novo México (Estados Unidos), os sensores biométricos da Lumidigm e os equipamentos de soluções visuais opticamente aprimoradas atendem às necessidades dos clientes de todo o mundo em termos de controle de acesso físico e lógico em mercados como bancos, instituições de saúde, parques temáticos, aeroportos, além de identificação civil e governamental. Com seus parceiros estratégicos, a Lumidigm está desenvolvendo soluções de aplicação industrial, comercial e de transportes, tendo já conquistado importantes clientes brasileiros.
Mais informações http://www.lumidigm.com.