18 C
São Paulo
18 de abril de 2024

CGI.br abre inscrições para o 14º Fórum da Internet no Brasil

O evento será realizado de 21 a 24 de maio, em Curitiba (PR); 27 propostas de workshops foram selecionadas e irão compor a programação do encontro

Interessados em participar do 14º Fórum da Internet no Brasil (FIB14), evento sobre governança da rede no país, que, neste ano, acontece de 21 a 24 de maio, em Curitiba, capital paranaense, já podem se inscrever gratuitamente no site oficial do encontro. Promovido desde 2011 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o FIB consolidou-se como espaço democrático de discussão sobre questões relevantes para o desenvolvimento e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa. É também uma atividade preparatória para o Internet Governance Forum (IGF) realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento tem caráter multissetorial e programação construída de maneira colaborativa, a partir da seleção de propostas de workshops enviadas de todas as regiões do território nacional e por representantes dos setores governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. Das 165 propostas encaminhadas à organização do FIB 14, 27 foram escolhidas por uma Comissão de Avaliação Multissetorial (CAM). Majoritariamente elas estão distribuídas nos macrotemas “Novas Tecnologias e IA”; “Privacidade e segurança”; “Internet, Sociedade e Cidadania” e “Questões jurídicas, regulatórias e Efeitos extraterritoriais”.

“Ao longo de mais de uma década, o FIB vem contribuindo com o fortalecimento da visão de uma Internet segura e inclusiva, ao fomentar diálogos multissetoriais sobre assuntos relacionados à governança da Internet no contexto brasileiro. Seguindo a tendência dos últimos anos, vários workshops da edição de 2024 referem-se à inteligência artificial e privacidade e à proteção de dados pessoais, mas a agenda do FIB também abordará questões como acesso e inclusão, governança de dados, integridade da informação, soberania digital”, adianta Tanara Lauschner, coordenadora do Grupo de Trabalho da 14ª edição do evento.

Com o intuito de promover a descentralização do debate e incentivar a participação de comunidades regionais, o FIB tem como histórico ser realizado a cada ano em um local diferente do Brasil.

O evento é também uma atividade preparatória para o Internet Governance Forum (IGF) realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).