15.7 C
São Paulo
2 de agosto de 2025

Caso de sucesso da Teevo será analisado no CONATI-SOFTEX

Entre os destaques da programação do “II Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais – CONATI”, evento que será realizado em São Paulo nos dias 16 e 17 de agosto, está o estudo do caso de sucesso da gaúcha Teevo (www.teevo.com.br), uma iniciativa que contou com o apoio do Programa de Alianças Empresariais da SOFTEX (PAEMP).

Na manhã do dia 16, seu presidente, Gelso Furlin, detalhará os desafios que precisaram ser superados pela companhia, resultado da fusão entre a ABYZ TI, Latin Tec, MI Informática e SK Tecnologia. A nova empresa, especializada na oferta de soluções completas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), já tem mais de 4.000 clientes ativos e projeta um faturamento de R$ 100 milhões para 2012.

O processo de fusão começou em setembro de 2010 logo após o seminário de alianças estratégicas da SOFTEX promovido por seu Agente no Rio Grande do Sul, a Softsul. “As empresas já estavam em um grau de maturidade de gestão que as permitia entender as vantagens do crescimento por alavancagem ou associação. Foram apenas seis meses até a assinatura do novo contrato social. O objetivo da fusão foi criar uma empresa mais robusta, com mentalidade e gestão globalizadas e um portfolio amplo e inovador. O PAEMP teve papel fundamental na criação das condições decisivas para a geração desse grupo que buscava oportunidades de crescimento”, recorda Gelso Furlin.

Iniciado em 2005 com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o PAEMP tem o objetivo de estimular, por meio de métodos mais eficientes e adequados à realidade brasileira, o associativismo das companhias como estratégia para a complementação e a agregação de valor aos seus produtos e serviços nos mercados nacionais e, sobretudo, nos internacionais.

“O PAEMP foi desenvolvido a partir de uma metodologia apropriada para atender às necessidades particulares do setor de TI nacional. A Teevo comprova que estamos no caminho certo e que precisamos estimular a constituição de companhias cada vez mais robustas e competitivas”, explica Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX.

Para Gelso Furlin, os maiores desafios que precisaram ser superados no processo de fusão foram a elaboração do organograma de topo, a valuation (determinação do valor de mercado da nova empresa) e a remuneração em praticamente todos os níveis. “Vale lembrar ainda que não extinguimos posições entre nossos colaboradores, que estão motivados e integrados”, destaca o presidente da Teevo.

A segunda edição do CONATI-SOFTEX tem ainda entre seus palestrantes executivos da Ernst & Young Terco, KPMG, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP) e Inova Venture Participações (IVP).

Inscrições e informações adicionais no endereço www.conati.softex.br.