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27 de julho de 2025

BASF aplica a IA em em pesquisa e novos produtos

Redução do tempo de lançamento dos itens de beleza e cuidados pessoais é um dos principais objetivos alcançados

A BASF iniciou sua jornada pensando num futuro impulsionado por IA há alguns anos e vem explorando as possibilidades e os benefícios dos modelos de machine learning. No setor de cuidados pessoais, a BASF é protagonista na transformação digital, utilizando ferramentas que, de fato, promovem mais conveniência, facilidade e velocidade.

“Aqui, temos o compromisso de impactar positivamente o futuro do mercado”, explica Thifany Matsumora, analista de soluções digitais em personal care da BASF.

Ao utilizar a inteligência artificial no desenvolvimento de produtos, as companhias do setor têm conseguido reduzir o tempo de lançamento dos itens de beleza e cuidados pessoais. “Isso porque a IA consegue acelerar processos complexos, entre eles os de pesquisa e estudo de perfil do consumidor”, aponta o executivo.

“Antes, coletar e analisar informações costumava consumir muito tempo. Agora, esses processos podem ser agilizados com o uso da IA e de plataformas que utilizam essa tecnologia”, afirma Thifany.

A IA também permite a criação de produtos personalizados, que atendem necessidades específicas dos consumidores, além de prototipagem mais rápida e eficiente. Os testes também costumam ocorrer de maneira ágil com o uso dessa ferramenta.

Atualmente, os profissionais da BASF contam com o serviço digital D’lite no desenvolvimento de produtos. A tecnologia é impulsionada por inteligência artificial e utiliza uma combinação de algoritmos de machine learning e modelagem científica para auxiliar em todo o processo, da ideia inicial à criação. Apoiada por conhecimento científico e evidências coletadas por especialistas da BASF, a ferramenta combina os principais insights do mercado com informações técnicas sobre ingredientes e formulações.

Segundo Thifany, o D’lite também “ajuda os formuladores a desenvolver produtos mais sustentáveis, o que, por vezes, pode ser um processo muito demorado e complexo”.

A BASF também aplica a IA para otimizar fórmulas existentes e analisar dados de mercado e mídias sociais, identificando tendências para a criação de novos itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Perspectivas

Nos próximos anos, as ferramentas desenvolvidas com inteligência artificial devem seguir avançando na indústria de beleza e cuidados pessoais, impulsionando ainda mais fatores como inovação, personalização de produtos e sustentabilidade.

“A inteligência artificial tem grande potencial para transformar o mercado de cosméticos e cuidados pessoais, oferecendo produtos e serviços cada vez mais personalizados, eficientes e inovadores. Ainda há muito a ser explorado no universo da IA voltada para o setor de cosméticos”, conclui Thifany.

A BASF promete anunciar outras inovações na feira in-cosmetics Latin America, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.  Outras informações podem ser vistas em www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html