Em tempos de SOA, Web 2.0 e outras tendências, quem poderia imaginar que uma instituição financeira de porte até pouco tempo atrás ainda pudesse realizar coleta manual de informações vitais de negócios em dois portais (Banco Central e ANDIMA) para alimentar as suas atividades de suas equipes de trabalho e atender às necessidades de seus clientes que também encaminham ao banco suas duplicatas.
O Banco Comercial Uruguai, com sede em Porto Alegre, até 2005 mantinha dois funcionários com atribuição para coletar – de madrugada e manualmente – vários arquivos com informações essenciais que são atualizadas diariamente. O banco procurava uma solução para acabar com esta e outras tarefa manuais e, após análise de alternativas no mercado, encontrou no iBOLT Integration Suite, da Magic Software, a resposta aos seus problemas. Com o software foi possível criar uma rotina automatizada e eficiente para a seleção, coleta e distribuição dos dados (arquivos) que são atualizados diariamente naqueles importantes portais.
O iBOLT busca os arquivos especificados e os grava em servidores e pastas determinados para depois distribuí-los às equipes internas e clientes através dos sistemas de back office e de gestão do banco. Este ambiente se transformou em uma eficiente central de comunicação. “Pode parecer simples à primeira vista, mas algumas tentativas foram realizadas e foi somente com o iBOLT que conseguimos o padrão ideal para esta automatização”, comenta João Batista Vanti Vesz, responsável pelo departamento de Desenvolvimento em Tecnologia da Informação do banco.
A solução executa automaticamente a carga dos parâmetros para a busca dos arquivos e a execução dos seus fluxos e processos para manter a base de dados atualizada. O sistema também coleta arquivos enviados pelos clientes e os envia para a Zona Desmilitarizada, que é a área de segurança interna do banco. Depois de analisado, os arquivos são processados e devolvidos para a área de acesso do cliente e das equipes internas. Também diariamente processa informações estatísticas / gerenciais e de alertas para as Gerencias e Diretoria enviando individualmente suas informações específicas de cobranças, atrasos e produtividade.
“Estamos desenvolvendo outro fluxo que captura e-mail em formato padrão da Empresa parceira em desenvolvimento. Este e-mail é desmembrado e suas informações são registradas em banco de dados para manutenção de controles e históricos. As principais informações seriam: Qual sistema, módulo, se é corretiva, controle de versão, comentário da ocorrência e etc. O iBOLT verifica diariamente se os bancos de dados dos portais foram atualizados. Caso contrário, ele mesmo re-agenda a tarefa para ser executada novamente num intervalo de tempo parametrizado. Quando completa o processamento, a busca é novamente é re-agendada para próxima hora e dia, realizando a observação dos bancos de dados também nos finais de semana”, conta Vanti Vesz.
Outras tarefas também são executadas pelo iBOLT com grande facilidade, informa Vanti Vesz: “ele executa um fluxo de transferência de arquivos para a área de backup do site do banco, mantendo as aplicações MAGIC sempre atualizadas. A transferência de arquivos das aplicações da área de desenvolvimento para a área de produção também é feita com grande rapidez, o que é importante para manter todas as aplicações atualizadas. Além disso, outras atividades de menor importância são executadas uma é a limpeza de pastas nos servidores que acabam ficando com arquivos temporários. Outra é a exclusão de sessões do ORACLE que ficam inativas involuntariamente pelas aplicações dos usuários. Em todos os processos o iBolt envia e-mail de monitoramento para os usuários, acrescenta o executivo.
Para o futuro possuímos uma série de outras demandas com a finalidade de aumentar nossa capacidade de automatizar novos WorkFlows, os Controles Internos e de integração de banco de dados ou de processos. “Para nós é muito importante a qualidade e a satisfação dos usuários”, finaliza Vanti Vesz.