A Avnet Technology Solutions, distribuidor líder de soluções de TI e integrante do grupo Avnet, Inc. (NYSE: AVT) anuncia hoje que está aprimorando o seu programa de canais para produtos Apple para aumentar o seu foco no mercado corporativo.
“Temos experimentado bons resultados com os produtos da Apple no nosso setor de varejo e estamos reestruturando nosso programa de canais focando no segmento corporativo para alcançarmos resultados similares”, explica André Tacito, gerente da unidade comercial.
A oferta de acessórios Apple foi reduzida para 100 produtos das marcas Active Storage, Atto, AVerMedia, Curtlo, Jawbone, LaCie, Wacom, XtremeMac e Zagg. “Já estamos atuando há mais de dois anos neste segmento e consideramos mais saudável para o nosso negócio e o de nossos parceiros trabalharmos com uma quantidade mais restrita de produtos, mas que apresentem uma boa demanda no mercado”, ressalta.
Contando atualmente com uma rede de 400 canais nos segmentos de varejo e corporativo, a Avnet desenvolveu um amplo projeto para selecionar 20 varejistas que irão integrar um programa especial contemplando proteção de preços, rotação de estoque, verba de propaganda cooperada, treinamento, promotoras, expositores, mobiliários e promoções. “Eles foram escolhidos a partir de critérios como perfil, região, capilaridade e quantidade de lojas. Também priorizamos localidades onde a Apple não atua diretamente, como é o caso de São Paulo e do Rio de Janeiro”, destaca André Tacito, lembrando que toda a rede continuará a ser atendida e que este número poderá ser futuramente ampliado.
No segmento corporativo, foram eleitos dez value added resellers (VARs) e três grandes integradores que irão compor um programa de canais diferenciado contemplando benefícios como treinamentos em soluções e mercados, preços e condições especiais, bem como outras ferramentas de negócio. “Os critérios para seleção dos VARs foi um pouco diverso. Optamos por empresas que atuam em diferentes verticais de mercado e que estejam bem consolidadas em seu nicho. Já os integradores têm know-how na oferta de soluções de mobilidade envolvendo o iPad e demais produtos do portfolio da Avnet Brasil”, detalha.
Além disso, Avnet trabalhará em estreita colaboração com parceiros de canal para ajudá-los a gerenciar seu inventário e responder rapidamente às necessidades do mercado local. “Com isso, queremos ajudá-los a controlar o seu negócio. Não é fácil monitorar o desempenho de vendas de diversos produtos, mas é o que queremos fazer de forma a garantir que o nosso parceiro não tenha problemas de envelhecimento de estoque. Nós podemos tomar ações rápidas quando um determinado produto não apresente um bom desempenho de vendas e nós podemos estimar os valores de proteção de preços quando da mudança de linha”, detalha.
Tacito espera aproveitar os muitos anos de experiência de distribuição Avnet para otimizar processos e os resultados da unidade.