<p style="text-align: left;"><br />Muitos pesquisadores acreditam que as baleias possuem uma linguagem sofisticada, apesar de essa capacidade ainda não estar clara. Elas produzem sons inalando ar através da cavidade nasal. São dois tipos de sons: os de ecolocalização, que funcionam como um sonar, e as vocalizações, que parecem ser um meio de comunicação entre baleias da mesma espécie.</p>
<p style="text-align: left;"><br />As redes sociais possuem grande potencial e trazem informações valiosas por meio da observação e mensuração desses canais, sem contar os resultados que as ações de marketing vêm trazendo às organizações e pessoas. Porém, ainda não exploramos todo o potencial das redes sociais e sabemos disso. Estamos apenas no começo, fazendo novas descobertas diariamente. Assim como as baleias, as redes sociais possuem características complexas e a extensão de suas capacidades ainda não estão claras.</p>
<p style="text-align: left;"><br />Outro fator importante: excelente memória. As baleias parecem se lembrar de alguns pontos no oceano, uma vez que elas possuem padrões migratórios e retornam para o mesmo local para se alimentarem todos os anos. A internet também possui “excelente memória”. O consumidor está cada vez mais exigente. Ele possui altos padrões e o poder para exigi-los. E não irá hesitar em exigir. Um vídeo ou um comentário publicado nas redes sociais ficarão ali para sempre e servirão de pontos de referência para outros consumidores, assim como no oceano das baleias.</p>
<p style="text-align: left;"><br />A audição é o sentido mais importante das baleias. E também deveria ser o nosso. Por que não aproveitar uma reclamação, uma vontade ou desejo para transformar em vantagem competitiva? As redes sociais representam um enorme banco de dados. As pessoas estão lá, conversando sobre seus gostos, interesses, hábitos, produtos favoritos e frustrações. É preciso saber “ouvir”, filtrar o que há de interessante e utilizar toda essa <a href="http://nwcustomtimbers.com/">Pokies</a> informação de forma proveitosa para todas as partes envolvidas.</p>
<p style="text-align: left;"><br />Os pesquisadores acreditam que existem diferentes tipos de sons que funcionam como um meio de comunicação entre as baleias da mesma espécie. Ao mesmo tempo, estudos revelam que as baleias também são capazes de se comunicar com qualquer outro animal, utilizando uma nova “linguagem”. Nada muito diferente das comunidades e conexões que vemos nas redes sociais. Cada grupo possui sua linguagem, um comportamento distinto. Porém, isso não impede que um indivíduo de um grupo não pertença ou interaja com outro grupo. E também não impede que uma pessoa manifeste sua individualidade.</p>
<p style="text-align: left;">A água é excelente para conduzir o som e os sons emitidos pelas baleias podem ser muito altos, chegando a milhares de quilômetros. A internet também é excelente para conduzir mensagens à grande velocidade para milhões de pessoas. Acrescente a isso o fato de que as mensagens viajam de um meio de comunicação a outro e você poderá produzir um grande estrago ou um enorme benefício à sua empresa.</p>
<p style="text-align: left;">Com isso, podemos aprender cinco lições valiosas com as baleias:</p>
<p style="text-align: left;"><br />1 – As redes sociais são complexas e ainda há muita capacidade inexplorada.<br />2 – Memória: as mensagens publicadas nas redes terão vida longa. Tome cuidado para que uma mensagem ruim não sirva de ponto de referência para outras pessoas.<br />3 – A “audição” é o sentido mais importante nas redes sociais.<br />4 – Cada grupo possui uma maneira própria de se expressar, que não impede que o indivíduo de um grupo participe de outro grupo e nem que expresse sua individualidade.<br />5 – A internet é um meio muito eficaz para transmitir mensagens de forma rápida para um grande número de pessoas e para diferentes canais de comunicação. Esse pode ser um ponto positivo ou negativo para a organização, tome cuidado.</p>
<p style="text-align: left;"><br />(*) Supervisora de Social Media Marketing da Cadastra, agência especializada em SEO, Links Patrocinados e Social Media Marketing (SMM).<br /> </p>