18.9 C
São Paulo
5 de outubro de 2026

Aplicativo Trio Cinema leva acessibilidade ao cinema pelo celular

Serviço da Showcase sincroniza audiodescrição, Libras e closed caption ao áudio dos filmes exibidos nas salas de exibição

A Showcase está ampliando sua atuação em acessibilidade no audiovisual com o aplicativo Trio Cinema, solução disponível para IOS e Android que utiliza o smartphone sincronizado com o áudio da tela do cinema para oferecer recursos de audiodescrição, Libras e closed caption durante a exibição de filmes.

Para utilizar o serviço, o espectador baixa o Trio Cinema e, quando chegar à sala de cinema, seleciona o filme que será exigido e escolhe o recurso desejado (audiodescrição, Libras e closed caption). Em seguida, faz a sincronização entre o celular e o áudio do filme.

Mesmo que tenha chegado depois que o filme começou,  o Trio Cinema consegue sincronizar o áudio Se necessitar sair por um tempo, na volta às sala, o telespectador pode pedir ao aplicativo fazer a sincronização novamente.

O Trio Cinema permite que cada espectador escolha o recurso de que necessita. Uma pessoa pode utilizar audiodescrição, enquanto outra utiliza Libras ou closed caption. Os diferentes recursos são apresentados em telas específicas do aplicativo.

O serviço funciona para os filmes de produtoras e distribuidoras que possuem contrato com a Showcase para a disponibilização do serviço aos espectadores. A Showcase recebe os filmes das distribuidoras, produz os recursos de acessibilidade e disponibiliza o conteúdo no aplicativo. Os arquivos são baixados para o celular antes da sessão e permanecem armazenados temporariamente no aparelho.

A solução faz parte da expansão da Showcase, tradicionalmente ligada à tecnologia para televisão, para segmentos como cinema, produtoras, distribuidoras e streaming. “A acessibilidade conecta diferentes segmentos do audiovisual — cinema, televisão, produção de conteúdo e streaming — e exige não apenas ferramentas tecnológicas, mas também maior integração entre os diferentes participantes da cadeia”, Alexia Alves, Gerente de Projetos da Showcase.

O Trio Cinema será apresentado no Pavilhão da Abranet durante a Futurecom 2026, que acontece de 6 a 8 de outubro, no São Paulo Expo.