22.9 C
São Paulo
23 de fevereiro de 2025

Pulseiras de identidade ajudam a manter as crianças com suas famílias na Faixa de Gaza

Com o apoio do Governo do Japão, a UNICEF distribui mais de 30 mil dessas pulseiras de identidade foram entregues enquanto palestinos são deslocados pela Faixa de Gaza

Cover photoA UNICEF firmou parceria com o governo do Japão para distribuir pulseiras de identidade para crianças em Gaza. As famílias escrevem o nome da criança, data de nascimento e o número de telefone de um parente na pulseira para reunir a criança da sua família, caso ela se separe. As pulseiras são destinadas principalmente às crianças de seis anos ou menos, embora as mais velhas possam usá-las se necessário. Mais de 30 mil dessas pulseiras de identidade foram entregues enquanto palestinos são deslocados pela Faixa de Gaza.

A UNICEF relata que 90% dos 2,3 milhões de palestinos de Gaza foram deslocados, pois o território sofreu bombardeios e restrições de ajuda de Israel. Pelo menos 19.000 crianças foram deixadas para se defenderem sozinhas após serem separadas de seus pais ou cuidadores, informou a agência.

As crianças podem se separar ao realizar tarefas diárias, como coletar água ou comida, quando um bombardeio repentino ou ordem de evacuação deixa as famílias divididas.

A UNICEF e a equipe parceira tomaram cuidado para não causar ansiedade adicional e medo de possível separação ao distribuir as pulseiras, mas ensinaram que as pulseiras de identidade são um meio de proteção e autossuficiência para as crianças. Crianças separadas correm maior risco de danos e fome, com milhares de crianças sofrendo de desnutrição aguda na Faixa de Gaza.

Com o apoio do Governo do Japão, a UNICEF está fornecendo às crianças palestinas e suas famílias em Gaza apoio psicossocial e de saúde mental, programas de fortalecimento familiar e intervenções de prevenção à violência, além de serviços de banho e nutrição.

Fonte: UNICEF