Parte da trilha “ESG direciona sociedade inclusiva, diversa e sustentável”, o Summit de Saúde Financeira abordará boas práticas para os diferentes perfis de público
De acordo com a pesquisa Saúde Financeira do Brasileiro 2023, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), 50% dos entrevistados atravessam algum tipo de aperto financeiro; 74% têm orçamento justo, isto é, empatam ou gastam mais do que ganham; 43% admitem que têm alguma ou muita dificuldade para pagar as contas, e apenas 46% afirmam saber como se controlar para não gastar muito. Ainda segundo o levantamento, 28% revelam que os compromissos financeiros são motivo de estresse nas casas e 68% não têm segurança sobre o próprio futuro financeiro.
Embora o resultado seja melhor do que o registrado nas duas edições anteriores, a necessidade de avanço na área é inquestionável e, por isso, será debatida no Summit de Saúde Financeira, no FEBRABAN TECH 2024 – maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo – como parte da trilha “ESG direciona sociedade inclusiva, diversa e sustentável”.
No segundo dia do evento (26/06), das 13h às 14h20, o painel “Estratégias adotadas pelas instituições financeiras na promoção de ações de educação financeira” apresentará boas práticas, destacando a importância de ser falar com qualquer público-alvo. Com moderação de Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, o painel terá a participação de Emanuelle Moraes, gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob; Gisele Morgado, gerente de Operações e Canais Digitais do BNDES; Rodrigo de Araújo Soares Pereira, superintendente de Produtos e Estratégia da Ágora Investimentos – Bradesco, e Gustavo Korb, gerente de Soluções do Banco do Brasil.
Das 15h às 16h10, será a vez de Fabio Araújo, auditor do Departamento de Promoção de Cidadania Financeira do Banco Central Brasil; Louize Pereira Oliveira, supervisora de Cidadania e Sustentabilidade no Instituto Sicoob; Cristiane Amaral, gerente de Inclusão e Educação Financeira da Fundação Sicredi; Paulo Coelho Mendes, analista-chefe do I-SFB; e Amália Sangueza, diretora-adjunta do Comitê ESG da Febraban, que será a moderadora, para debaterem os “Desafios e caminhos na mensuração e monitoramento da efetividade das iniciativas de educação financeira e do impacto na saúde financeira do consumidor”.
O último painel do dia, “Medidas de Inclusão Financeira para perfis específicos (vulneráveis, refugiados, migrantes, microempreendedores, mulheres, indígenas e rurais)”, das 16h50 e 18h10, reunirá Juliana de Paula, diretora de Responsabilidade Social do BTG Pactual; Anderson Aorivan da Cunha Possa, diretor Nacional de Negócios do Banco do Nordeste; Osvaldo Luiz Nogueira da Silva, gerente de Educação Corporativa do Bradesco; e o moderador do painel, Uelton Carvalho, gerente de Cidadania Financeira da Febraban.
De acordo com especialistas, as ações ligadas à agenda ESG devem permear cada vez mais as relações com o cliente quando o assunto é a melhoria da educação financeira dos brasileiros.
Criado em 2021, numa iniciativa conjunta da Febraban e Banco Central, o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) tem por propósito ajudar os cidadãos a equilibrarem suas contas. A ferramenta permite que a pessoa obtenha um diagnóstico da situação, compare o seu índice com a média nacional e identifique vulnerabilidades a serem trabalhadas por meio de educação financeira.
FEBRABAN TECH 2024
O FEBRABAN TECH 2024 será uma edição histórica. São 19.681 m² de área construída, crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. A área de exposição também aumentou de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20%. Serão 226 áreas de exposição – foram 188 em 2023 – e 8 auditórios.
A 34ª edição da conferência tem como tema central “A jornada responsável na nova Economia da IA”, e reunirá lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação.
Temas em destaque da FEBRABAN TECH deste ano:
– IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
– Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
– DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
– A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
– A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
– Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
– Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
– Cross industry: o digital expande e conecta mercados
– Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
– Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
– O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
– Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão