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24 de fevereiro de 2025

Como ficam os dados ap

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A consolidação dos cadastros de produtos, clientes, fornecedores e matérias-primas, bem como os dados financeiros e fiscais, demandam um trabalho extenso e de muita precisão para que as operações não sejam interrompidas, enquanto outras transações se desenvolvem dentro da nova companhia.
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Muitos ainda não identificam nas plataformas de integração de dados uma solução corporativa para atender a este tipo de situação, no entanto, considerando companhias líderes de mercado, é deste modo que seus sistemas têm evoluído de forma consistente.
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Ao adequar sua arquitetura orientada a serviços (SOA), muitas empresas estão aproveitando ao máximo os recursos desta plataforma, especialmente porque tais iniciativas demonstram um ótimo retorno sobre o investimento (ROI) e uma redução de custo considerável, ainda mais se comparadas aos programas codificados.
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Empresas como Air France, Duke Energy, 3COM, Virgin e Oi enfrentaram estes desafios com sucesso e obtiveram ganhos de até 50%. Suas novas operações, baseadas em plataforma de integração, permitiram uma alta produtividade no desenvolvimento de etapas de migração e consolidação, documentação automática para auditoria e reutilização de componentes que se aplicavam em diversos processos. Com isso, foi evitado o retrabalho que seria necessário caso tivessem usado programação codificada que, a princípio, parece ser mais viável ou menos custosa.
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No entanto, todo esse processo de integração das informações pode acabar gerando problemas caso não sejam observadas algumas premissas dos ambientes onde estes dados residem e para onde e como devem ser movimentados.
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Em paralelo, é necessário ainda que a consolidação seja documentada para que, futuramente, qualquer procedimento de auditoria possa ser encaminhado com o entendimento de como as informações migraram e foram consolidadas, principalmente, para os primeiros balanços e resultados corporativos.
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Algumas destas grandes companhias mencionadas acima também aproveitaram tais procedimentos para corrigir ou qualificar melhor os seus dados. Isso é feito para facilitar a padronização e a limpeza das informações relativas aos principais cadastros que suportavam suas operações e transações de negócios.
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De acordo com diversos analistas do mercado, existem cinco aspectos fundamentais a serem considerados pelas empresas:
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1. Identificação e análise dos sistemas transacionais existentes<br />
2. Acesso direto ou nativo a todas as fontes de dados <br />
3. Verificação e análise quanto à qualidade dos dados <br />
4. Preparação e movimentação/carga dos dados para o sistema consolidado<br />
5. Suporte para todo o ciclo da migração e consolidação dos dados<br />
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Dentro deste contexto, portanto, é fácil perceber que muitas empresas ainda caminham a duros passos e que outras estão começando suas jornadas na consolidação de suas operações. Essa mudança de percepção é fundamental para que seja possível o desenvolvimento e a ampliação dos negócios para novos mercados e, com isso, conquistar novos clientes e incrementar os resultados financeiros e operacionais. <br />
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(*) Gerente de Canais da Informatica Corporation
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