21.7 C
São Paulo
21 de novembro de 2024

Laselva adota iBOLT para integrar sistemas heterogêneos de sua rede de lojas

Todo este investimento visa posicionar a Laselva como uma empresa eficiente na gest&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es empresariais. E como parte desta estrat&eacute;gia de informatiza&ccedil;&atilde;o dos neg&oacute;cios, a empresa anunciou para este Natal um hot site para promover o e-commerce entre os clientes da livraria nesta &eacute;poca de final de ano, j&aacute; se preparando para lan&ccedil;ar a vers&atilde;o final da loja eletr&ocirc;nica em meados do ano que vem. <br />
<br />
Especializada na comercializa&ccedil;&atilde;o de publica&ccedil;&otilde;es de viagem e revistas importadas em pontos de vendas localizados em aeroportos, terminais rodovi&aacute;rios e ferrovi&aacute;rios e lojas sazonais, a gest&atilde;o dos neg&oacute;cios &ndash; retaguarda e frente de loja – das unidades pr&oacute;prias da Laselva Bookstore &eacute; feita por um sistema que roda em Linux, o Socin, enquanto que uma das lojas franqueadas utiliza Microsiga, outras cinco usam software de gest&atilde;o pr&oacute;prio e demais adotaram o Gemco Smart, como parte da estrat&eacute;gia da rede em possuir um software de gest&atilde;o comum a todas as lojas franqueadas.&nbsp; O volume de informa&ccedil;&otilde;es, al&eacute;m da gest&atilde;o interna da empresa, envolve dados sobre a comercializa&ccedil;&atilde;o de mais de 20.000 itens todos os dias, atendendo perto de 1,2 milh&otilde;es de consumidores todos os meses.<br />
<br />
Quanto maior o volume de informa&ccedil;&atilde;o, maior deve ser o cuidado para n&atilde;o cometer erros na transa&ccedil;&atilde;o destes dados. Como a Laselva necessita integrar os dados provenientes de v&aacute;rios sistemas heterog&ecirc;neos, os cuidados devem ser ainda maiores. Esta necessidade de integrar os sistemas existentes fez com que a empresa buscasse no mercado uma solu&ccedil;&atilde;o tecnol&oacute;gica que fosse totalmente eficiente, intuitiva e r&aacute;pida. A escolha foi o iBOLT Integration Su&iacute;te, da Magic Software Brasil, plataforma de integra&ccedil;&atilde;o de processos de neg&oacute;cios baseados em SOA (arquitetura orientada a servi&ccedil;os) e BPM (business process management). <br />
<br />
Antes de optar pelo iBOLT, a Laselva analisou outras ferramentas similares entre os l&iacute;deres de mercado dispon&iacute;veis para esta finalidade, mas nenhuma delas apresentou melhor custo benef&iacute;cio e nem possu&iacute;a a capacidade de ser utilizada a partir de qualquer plataforma, seja ela Windows, Linux ou qualquer sistema operacional ou banco de dados diferente do MS-SQL.&nbsp; Al&eacute;m disso, iBOLT &eacute; acompanhado do Magic e-Developer, uma ferramenta RAD de desenvolvimento de sistemas que permite criar rapidamente qualquer aplicativo necess&aacute;rio a para complementar um processo ou uma rotina de neg&oacute;cios, incluindo os componentes internos de uma solu&ccedil;&atilde;o de integra&ccedil;&atilde;o.<br />
<br />
A atualiza&ccedil;&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es sobre os itens comercializados, todos os dias em toda a sua rede, encontrava dificuldades na incompatibilidade dos sistemas utilizados pelas lojas. Isso sempre foi uma dificuldade at&eacute; o in&iacute;cio da integra&ccedil;&atilde;o proporcionada pelo iBOLT. &ldquo;Antes, t&iacute;nhamos uma infinidade de problemas com a troca de informa&ccedil;&otilde;es vindas de sistemas distintos. O trabalho manual era grande e constante, e muitos erros ocorriam a partir dessa opera&ccedil;&atilde;o&rdquo;, comenta Jos&eacute; Eug&ecirc;nio Terra, gerente de TI da Laselva. &ldquo;Agora temos maior controle sobre os processos com grande redu&ccedil;&atilde;o de erros e conseq&uuml;ente aumento da automa&ccedil;&atilde;o da troca de informa&ccedil;&otilde;es, gerando benef&iacute;cios &agrave;s &aacute;reas de neg&oacute;cios&rdquo;.<br />
<br />
Com o iBOLT foi poss&iacute;vel criar interfaces multi-aplica&ccedil;&otilde;es amig&aacute;veis para cada rotina de trabalho onde as informa&ccedil;&otilde;es pode&nbsp; ser manipuladas a partir de regras pr&eacute;-definidas, incluindo a troca de informa&ccedil;&otilde;es gerenciais. Ao usu&aacute;rio lhe &eacute; oferecido o que ele realmente ele necessita: uma &aacute;rea de trabalho onde ele pode acessar as informa&ccedil;&otilde;es de outras aplica&ccedil;&otilde;es sem qualquer dificuldade pelo fato da outra aplica&ccedil;&atilde;o estar em outro ponto do pa&iacute;s ou em uma plataforma incompat&iacute;vel com a sua plataforma.<br />
<br />
&ldquo;Os projetos e tecnologias para garantir o retorno de investimentos compat&iacute;veis com uma empresa do porte da Laselva, passa pela ado&ccedil;&atilde;o de uma tecnologia altamente eficiente&rdquo;, comenta Terra. &ldquo;O iBOLT&nbsp; possibilita acompanhar esta tend&ecirc;ncia de forma r&aacute;pida na execu&ccedil;&atilde;o dos processos de neg&oacute;cios, oferecendo maior flexibilidade para se enfrentar as mudan&ccedil;as de regras de neg&oacute;cios, que o mercado nos imp&otilde;e&rdquo;.<br />
<br />
At&eacute; o momento, o iBOLT possibilitou &agrave; Laselva implementar 4 projetos a partir da integra&ccedil;&atilde;o com os sistemas de gest&atilde;o. O primeiro deles permite gerenciar as informa&ccedil;&otilde;es obtidas a partir do software VirtualGate, uma aplica&ccedil;&atilde;o que mede a taxa de convers&atilde;o de compras realizadas pelas pessoas que entram nas lojas. As amostras de quantos clientes realmente efetivaram suas compras &eacute; importante para a Laselva conhecer quais lojas apresentam maior taxa de convers&atilde;o, baseada na quantidade de pessoas que visitam cada uma das unidades. Com estas informa&ccedil;&otilde;es, a empresa pode realizar estudo de quais as alternativas para aumentar esta taxa de convers&atilde;o, seja a partir de campanhas de marketing, seja a partir da an&aacute;lise da localiza&ccedil;&atilde;o da loja.<br />
<br />
Os demais processos est&atilde;o relacionados &agrave; transa&ccedil;&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es com os sistemas de gest&atilde;o de cada uma das lojas e departamentos internos da matriz e centro de distribui&ccedil;&atilde;o. O iBOLT permite criar interfaces para que os usu&aacute;rios possam carregar informa&ccedil;&otilde;es nos sistemas de cada franqueadas que possuem sistema de gest&atilde;o pr&oacute;prio e tamb&eacute;m naquelas que utilizam os sistemas da Gemco Smart e da Microsiga. Um dos processos &eacute; relativo &agrave; troca de informa&ccedil;&otilde;es com o sistema de retaguarda da Laselva, um ERP pr&oacute;prio baseado no banco de dados Microsoft SQL, que recebe as informa&ccedil;&otilde;es das frentes de lojas gerenciadas pelo sistema Socin (Linux).<br />
<br />
&ldquo;O iBOLT proporcionou que toda esta integra&ccedil;&atilde;o de processos pudesse ser feita numa velocidade 60% maior ao processo anterior de integra&ccedil;&atilde;o, feito a partir do aplicativo residente no banco de dados Microsoft SQL, o DTS (Data Transformation Srervices)&rdquo;, acrescenta Terra. &ldquo;Agora, o controle &eacute; total e a facilidade de uso do iBOLT e sua velocidade na execu&ccedil;&atilde;o das tarefas nos coloca em posi&ccedil;&atilde;o de vantagem nas gest&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es empresariais. Realmente, estamos muitos satisfeitos com os resultados.<br />
<br />
Mais informa&ccedil;&otilde;es: <br />
www.laselva.com.br<br />
www.magicsoftwarebrasil.com.br