15.7 C
São Paulo
2 de agosto de 2025

Cloud faz Leroy Merlin inovar na comunica

<p>&nbsp;</p>
<p style=”text-align: left;”>Após enfrentar sérios problemas com a antiga plataforma de e-mails, que estava defasada e não recebia mais suporte do fabricante, a migração para o Google Apps for business permitiu à Leroy Merlin, a maior rede de lojas de materiais de construção do país, segundo a ANAMACO, adotar uma solução completa de colaboração e usufruir de um amplo conjunto de serviços inovadores, beneficiando mais de 1900 usuários e colocando a contribuição em destaque na companhia.</p>
<p style=”text-align: left;”>Além de resolver o problema com o e-mail, o Google Apps for business garantiu à Leroy Merlin agilidade na comunicação a partir de novos e avançados serviços de e-mail, agenda, com o GTalk para chamadas de voz, recursos que deram um reforço substancial às práticas de sustentabilidade da companhia, uma vez que a nova plataforma de mensageria e colaboração promoveu forte redução das despesas com telefonia, videoconferência e viagens. Além disso, houve forte corte nas despesas, relacionadas ao antigo ambiente de e-mail, que envolviam licenciamento do sistema, antivírus, antispam, backup, atualização, manutenção e suporte.</p>
<p style=”text-align: left;”>“A solução de e-mail anterior era muito engessada e também não oferecia a mobilidade necessária para os dias de hoje. Os diretores, por exemplo, não podiam acessar seus e-mails nos celulares e a colaboração entre as equipes não existia”, conta Reginaldo Barbosa, gerente de Aquisição, Telecom e Tecnologia da Leroy Merlin e responsável pelo projeto de adoção do Google Apps. “Decidimos migrar para a nova plataforma colaborativa porque ela nos oferece grande flexibilidade e uma comunicação muito mais rápida, entregando aos nossos colaboradores e executivos a inovação necessária para o dia-a-dia por meio de uma ferramenta fácil de usar”.</p>
<p style=”text-align: left;”>Entre outros benefícios apontados, Barbosa cita um projeto piloto de comunicação direta com clientes, por e-mail, para sugestões e críticas em uma das lojas da rede. O Google Sites foi utilizado na criação de um hot site para promoção interna, que também servirá de modelo para campanhas direcionadas aos clientes, entre outros projetos em estudos.</p>
<p style=”text-align: left;”>Barbosa conta que a Dedalus teve um importante papel neste processo. A consultoria interagiu perfeitamente com a cultura da companhia “a partir do nosso método AEVA (acolher, escutar, valorizar e agir), e também realizou pesquisa com os colaboradores para estudar a fundo as necessidades do nosso negócio e de nossas equipes. Depois, realizou a prova de conceito necessária e cuidou da implementação e suporte da solução Google Apps for business, que entrega um e-mail que funciona, possui suporte antispam e antivírus nativos na plataforma e também permite criar uma conta de usuários, em apenas 5% do tempo normal, a partir do suporte da Dedalus. Para se ter uma ideia, em apenas 1 ano, houve aumento de 100% na quantidade de caixas postais para cada loja”, revela.</p>
<p style=”text-align: left;”>Os itens Colaboração e Economia estão fortemente presentes nas conversas entre os gestores de TI e direção da Leroy Merlin, que resolveu os problemas com e-mail e também conseguiu reduzir despesas com telefonia, inclusive com chamadas internacionais. “Muito mais que a economia de quase Meio milhão de reais a partir da adoção da nova plataforma, a companhia inovou em seus processos de negócios ao explorar recursos antes inimagináveis em um serviço de e-mail tradicional”, comenta Anderson Cunha, CIO da Leroy Merlin, “a plataforma Google Apps for business foi a única que se mostrou capaz de acompanhar o processo de inovação que a Leroy Merlin precisava para atingir os objetivos de negócio e com o dinamismo que a indústria do varejo precisa”, afirma o executivo.</p>
<p style=”text-align: left;”>Mauricio Fernandes, presidente da Dedalus, destaca que a migração para o Google Apps for business foi muito tranquila, pois as equipes de TI da Leroy Merlin e a de projetos da Dedalus fizeram um forte trabalho junto às demais áreas da companhia antes da migração. “Esse trabalho fez com que todos os funcionários adotassem a nova ferramenta com mais tranquilidade, sem nenhum impacto negativo na operação da empresa e com pouquíssimos chamados de suporte”, afirma. “Ao analisar os resultados, percebemos que a inovação é o que mais se destaca neste projeto, uma vez que a Leroy Merlin mudou completamente o modo de se relacionar com os processos de comunicação entre as equipes e clientes. O nível de satisfação é de 95% de acordo com pesquisa realizada internamente”, ressalta.</p>
<p style=”text-align: left;”>Mais informações:<br /><a href=”http://www.leroymerlin.com.br”>http://www.leroymerlin.com.br</a><br /><a href=”http://www.dedalus.com.br”>http://www.dedalus.com.br</a></p>