Em seu processo contínuo em busca da excelência em produtos, serviços e atendimento aos clientes, a NetService – empresa especializada na integração de soluções de TI, Telecom e Automação -, conquistou recentemente duas importantes certificações internacionais, a OHSAS 18001 e a ISO 14001. A OHSAS 18001 é a norma que permite às empresas anteciparem e gerenciarem os possíveis riscos à saúde e segurança dos seus profissionais, enquanto a ISO 14001 reúne um conjunto de normas internacionais que visam orientar a gestão ambiental das organizações.
Além de destacar os diferenciais competitivos da empresa no segmento de integradoras de TI, as certificações reforçam o compromisso da NetService em adotar ações preventivas, de educação e gerenciamento de impactos ambientais, promovendo e estimulando a adoção de práticas que contribuam para a saúde e a segurança de seus funcionários. Esse esforço se reflete em melhorias e benefícios gerais para as atividades que a empresa executa dentro e fora de seus clientes, entre eles a Vale, Vallourec& Mannesmann, Usiminas, Banco Mercantil, Governo de Minas, Tribunal de Justiça do Espírito Santo e Prefeitura de Vitória, entre outros.
Roseane Sousa, coordenadora de qualidade da NetService, afirma que as certificações atestam que a empresa está estruturada e comprometida com os mais rígidos padrões de qualidade e é capaz de oferecer as melhores práticas e serviços do mercado. “Nosso objetivo era alcançar a sustentabilidade, assegurar o cumprimento das políticas de segurança e saúde na empresa, bem como promover melhorias na qualidade de vida dos funcionários e da comunidade”, diz ela.
O processo de certificação teve início no primeiro trimestre de 2011, a partir de um extenso e complexo projeto visando mudanças nos procedimentos internos, bem como a conscientização dos colaboradores da empresa. Em 2011 diversas ações foram desenvolvidas com o objetivo de adequar a empresa às normas exigidas, entre as quais a criação do SGI – Sistema de Gestão Integrada –, que passou a unificar os sistemas ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 14001. Com o foco nas três certificações, o novo sistema consolidava o esforço contínuo da empresa pela excelência a partir de boas práticas nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente, e na garantia de qualidade para a entrega dos serviços aos clientes.
Outras ações pontuais, como a implantação de um programa de coleta seletiva, formação da brigada de emergência, formulação do plano de atendimento à emergência, levantamento de aspectos e impactos ambientais das áreas operacionais e administrativas, também fizeram parte do projeto de certificação.