13 de fevereiro de 2026

PIS-Cofins é parte complexa na evolução do sistema Sped

Organizações se preparam para utilização da nova exigência fiscal
A transição para as empresas no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) instituída em 2007, passa por uma das etapas de maior complexidade, o Sped Pis-Cofins. A Receita Federal prorrogou para 31 de outubro o prazo para entrega da declaração de recolhimento de PIS e Cofins referente aos fatos geradores ocorridos nos meses de abril a agosto. No início de 2012 o último grupo, formado pelas companhias tributadas pelo lucro real, passam a ter de cumprir a exigência. Para que prejuízos com a não entrega das declarações sejam evitados, empresas desenvolvedoras de ERP investem em soluções que atendam a exigência. “Os gestores precisam se preparar para entregar essas declarações em modo de homologação (teste) para depurar os erros, realizando os ajustes necessários”, ressalta Ricardo Kurtz, diretor comercial da Sidicom Software.
As declarações são arquivos em meio eletrônico, com informações das movimentações realizadas nas empresas com seus clientes e fornecedores, débitos e créditos fiscais, situação patrimonial e outras exigidas. O SPED é eficaz para oficializar arquivos virtuais das escriturações fiscal e contábil das empresas, com um formato padronizado. Também é capaz de ampliar a transparência na interação dos contribuintes pessoas físicas e o Fisco. Nas corporações, um dos setores mais afetados é o de comércio atacadista e varejista, por lidar com número muito grande de mercadorias, registradas em uma única nota fiscal. Nesse caso, o sistema implementado tem configuração específica, capaz de suportar a quantidade de dados. “O Comércio precisa iniciar o quanto antes um trabalho de revisão cadastral de clientes e de tabelas fiscais do cadastro de produtos de modo a atender os prazos exigidos, diz Ricardo Kurtz, diretor comercial da Sidicom Software”.
As alterações propostas pelo Governo e Receita Federal foram feitas em diversas etapas. O início foi com o Sintegra, posteriormente com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sped contábil. Agora as mudanças chegam ao Sped pis e cofins e Sped fiscal. Com elas, vai aumentar a fiscalização das empresas, que precisam cumprir a exigência com prazos distintos. Empresas tributadas pelo lucro real devem entregar o sped fiscal em 5 de fevereiro de 2012, referente às movimentações a partir de janeiro. Já a entrega do relatório do sped Pis e Cofins deve ser feita em 5 de fevereiro de 2012, referente às movimentações a partir de julho de 2011. Empresas tributadas pelo lucro presumido fazem do sped fiscal e sped Pis e Cofins em 5 de fevereiro, referente às movimentações a partir de janeiro de 2012.
Sidicom Software
Há 22 anos no mercado, a Sidicom Software, certificada com a ISO 9001: 2008 devido a seu alto nível de qualidade na produção, comercialização e manutenção de Sistemas de Gestão Empresariais, vem provando que a utilização de tecnologia avançada tem ferramentas vitais a qualquer empresa de todos os portes.