Quando uma empresa expressa a vontade de tornar suas ações e criar produtos sustentáveis, os desafios são inúmeros, principalmente para a área marketing. Para que as ações sustentáveis sejam assertivas, é preciso manter o foco no cliente e na sociedade, moldando seus produtos e ofertas a partir do diagnóstico de necessidades do mercado.
Para isso, é preciso que as empresas fiquem atentas às principais exigências do consumidor, direcionando os processos e procedimentos do negócio para um olhar ambiental, viabilizando a ecoeficiência da empresa e de seus produtos. Percebemos que o consumidor da atualidade busca por e empresas sustentáveis que estejam dentro do seu perfil, podendo até pagar mais, pois se preocupam com a atual e futura condição do planeta.
Wellington Machado, CEO do Curupira – um portal voltado à área socioambiental apresenta seis dicas de como deixar o marketing da sua empresa sustentável.
Crie personas – Conhecer o seu consumidor e potenciais é fundamental para conquistar um marketing saudável. Para isso, aprenda e descubra o que o consumidor gosta e o quer em um produto ou serviço. Procure saber o que ele lê, qual programa assiste e aonde costuma fazer compras. Dessa maneira, com o maior número de informação você terá uma ideia e perfil nítido de quem é o seu consumidor.
Seja Autentico – Segundo a pesquisa da BBMG e GlobeScan*, 38% dos consumidores se identificam como Aspirationals, ou seja, gostam de comprar, preocupam-se com o consumo responsável e valorizam marcas comprometidas com o bem da sociedade. Portanto, leva em consideração questões como gestão de produtos ecoeficientes, embalagens biodegradáveis e qualidade.
Fale de coisas relevantes e escolha causas que combinem com o seu negócio – Muitos profissionais querem apresentar ideias sustentáveis sem um foco e muitas vezes fora do seu negócio. Portanto, se a sua empresa trabalha com construção, por exemplo, fale para o seu público sobre ideias sustentáveis para a geração de empregos ou sobre tecnologias para diminuir o consumo de água e energia na utilização do prédio. Dessa maneira você estará falando de um assunto que realmente conhece e aumentando as chances de se tornar referência no mercado.
Apresente resultados e procure melhorar – Para clientes e consumidores não basta uma marca dizer que se compromete com sustentabilidade, é importante mostrar os resultados do seu esforço, seja na gestão da empresa, seja no desempenho de algum produto específico. Apresentar resultados reais é a melhor forma de fidelizar o seu cliente e consumidor. Procure melhorar sempre a partir dos seus resultados, identifique o comportamento do seu cliente e funcionário, através de diálogos e conversas ocasionais, dessa maneira você terá mais chances de conquistar o seu público alvo.
Não faça propaganda enganosa – Todo consumidor consciente leva em consideração questões como gestão de produtos ecoeficientes, embalagens pouco poluidoras e qualidade. Por isso, não minta ou tente enganar seu consumidor, muitas marcas perdem a credibilidade por não passarem informações como o quanto o seu produto é sustentável. Apresente informações como o porquê o seu produto é eco, enfatize quais elementos verdes tornam seu produto sustentável e certifique que sua empresa estáde acordo com as normas de Soluções Ambientais.
Não assuste as pessoas – Sabe aquelas propagandas catastróficas que dizem que o mundo vai acabar se você não tomar uma atitude específica? Pois é. Pesquisas já comprovaram que o medo tem uma ação muito mais paralisante do que motivadora. Além de ineficaz, este tipo de comunicação não é atraente para as pessoas.
Conte histórias e inspire pessoas – A melhor forma de inspirar pessoas é através de histórias reais. Não é à toa que esta ferramenta construiu nossas crenças, histórias e tradições. Para atrair e inspirar um possível consumidor, você precisa apresentar os personagens e a situação, explicando as principais dificuldades e finalizando a história com a decisão. Dessa maneira, você cria o relacionamento com a marca entre consumidor e produto.